Conteúdo

Dica de ferramenta: O minerador de dados do Google

Já falamos algumas vezes aqui na Agência de Bolso sobre o Google Scholar. Uma plataforma para procurar trabalhos acadêmicos do Google. A grande maioria das produções na plataforma são artigos científicos publicados em revistas conceituadas.

E parece que o Google gostou de brincar de ciência. Em 2018, ele lançou uma outra plataforma, chamada Dataset Search, que foca principalmente em mostrar dados que, não necessariamente são estudos científicos, mas que fazem o levantamento de números e informações importantes do mundo todo.

O DatasetSearch pode ser definido como um repositório de conjuntos isolados de informação, o que é considerado na estatística como uma “unidade básica”. Essas informações, no entanto, podem ser usadas para embasamento de decisões e composição em pesquisas e trabalhos mais elaborados. Fizemos um vídeo mostrando o funcionamento:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Agência de Bolso 🚀 (@agenciadebolso__) em

No marketing, uma das melhores aplicações da ferramenta é para a etapa de planejamento de projetos, quando precisamos pesquisar e analisar mercados e públicos.

Embora a ferramenta só esteja disponível em inglês, também existem dados brasileiros por lá.

Vale a pena conferir! Para acessar o site, clique aqui.

Talvez você também goste:

Leia mais