Conteúdo

Clientes apaixonados, negócios de sucesso!

Oi gente! Eu sou a Bea e hoje vamos falar de Marketing de Relacionamento aqui na Agência de Bolso!

Existe uma teoria de comunicação que diz “Por que manipular o público quando se pode seduzi-lo?”. Porém, se você quer que seu negócio realmente decole🚀é preciso muito mais do que seduzir: É preciso apaixonar.

Um exemplo de empresa que soube como fazer isso direitinho é o Nubank. O que começou como uma fornecedora de cartão de créditos sem tarifas para o público jovem se tornou um gigante que compete com muitos grandes bancos de igual pra igual, e ainda sai vencedor. Se você pensa que esse crescimento se dá somente por causa das funcionalidades que o cartão propicia, pense novamente. Logo após o lançamento do cartão de crédito Nubank, diversos outros bancos entraram na onda de cartões de crédito sem tarifas para competir com a novidade – mas não foi suficiente.

O Nubank cresceu (e continua crescendo) em escalas colossais porque eles desenvolveram algo que nenhum outro banco estava muito a fim de desenvolver na época: comprometimento verdadeiro com o público.

O cliente não é só usuário, é apaixonado pela marca. Isso porque a empresa chegou com uma proposta inovadora de atenção verdadeira ao consumidor, não somente criando produtos que são úteis para o público (como a Nuconta, uma conta de investimentos que funciona como conta poupança sem cobrar tantas tarifas quanto os bancos tradicionais), mas também criando experiências positivas entre o cliente e a marca.

Seja com o atendimento rápido para solucionar problemas ou o envio de cartinhas escritas à mão com presentinhos (que rapidamente viralizam nas redes sociais), a maior preocupação do Nubank é a experiência do usuário, que se conecta com a marca como quem se conecta a um grande amigo, criando um relacionamento forte (e muito lucrativo) entre o cliente e a empresa.

Esse Marketing de Relacionamento que aproxima o cliente da marca é o segredo (não tão segredo assim, né) das novas grandes empresas de sucesso. É muito mais do que uma ação para obter clientes. É uma estratégia que envolve construção de marca, fidelização de clientes, disseminação da marca e criação de autoridade no mercado.💡Nesse cenário, o cliente não é somente consumidor de produtos, mas também co-criador, como explica Julia Souza, líder de comunicação e branding da divisão de Soluções Comerciais para a América Latina da 3M:

“O consumidor deixou de ser audiência e passou a ser uma mídia, porque ele opina, fala, interage. O cliente passa a ter muito mais força para uma marca do que qualquer peça de comunicação que possamos fazer.”

Mais do que clientes, você ganha parceiros! 😻

Se você acha que está na hora de entrar em relacionamento sério com o seu público💍mas não sabe muito bem por onde começar, deixe suas dúvidas aqui nos comentários ou me manda um direct no Instagram @beatrizbrasileiro__! 🤓 Vamos criar negócios apaixonantes?

 

Talvez você também goste:

Leia mais