Notícia

Instagram (finalmente) explica como define os conteúdos da aba Explorar

Poucas coisas são tão bem escondidas no mundo quanto os algoritmos que Facebook e Instagram utilizam para ranquear as publicações dos usuários. Entre as inúmeras aplicações do dito algoritmo, uma no entanto desperta ainda mais curiosidade nas pessoas: a aba explorar.

Até o momento o Facebook nunca havia se pronunciado sobre quais critérios são utilizados para definir quais publicações aparecem para cada pessoa na Aba Explorar. Mas hoje, pela primeira vez alguns detalhes vieram a tona em uma publicação feita no blog oficial de inteligência artificial da empresa.

Primeiro, a companhia ressaltou a importância de se sugerir individualmente posts de relevância para os usuários. Uma vez que o volume de conteúdo publicado na rede todos os dias seja imenso, é fundamental filtrar e exibir para o usuário aquilo que ele realmente se sentirá atraído.

Para fazer isso, o algoritmo aplicado na função utiliza um método de aprendizado de máquina chamada word embedding (“incorporação de palavras”, em tradução livre). Esse sistema estuda a ordem com que as palavras aparecem em um texto para definir o quão relacionadas elas estão.

Para que possamos entender melhor a publicação cita um exemplo: a palavra “fogo” aparece com muito mais frequência com as palavras “alarme” e “caminhão”, do que com as palavras “pelicano” ou “sanduíche”. Sendo assim, o algoritmo entende que estes substantivos tendem a estar conectados. O mesmo processo pode ser utilizado para determinar o quanto contas de diferentes influenciadores se relacionam, por exemplo.

Para definir quais posts serão exibidos na sua aba explorar (que é única para você, diferente de qualquer outra) o algoritmo confere as contas com que você mais interage e faz a seleção de conteúdos populares destas contas. Ao todo são selecionadas cerca de 500 posts diferentes, entre fotos e vídeos, que ainda são filtrados por outros algoritmos (que analisam informações inverídicas, qualidade das publicações, afinidade e afins) antes de chegar a sua aba explorar.

Ao fim dos filtros, não mais que 25 publicações são selecionadas para aparecer na primeira página da aba Explorar.

Por fim, o texto deixa claro que a melhor forma de aprimorar o que você vê na sua aba Explorar é interagindo com as suas contas preferidas, mas não dá dicas do que os produtores de conteúdo podem fazer para aparecer mais por lá.

Fonte: Blog oficial do Facebook

Talvez você também goste:

Leia mais