Notícia

Nova ferramenta em teste para combater desinformação do COVID-19 no WhatsApp

A plataforma de mensagens do Facebook está testando uma ferramenta que irá tornar mais simples para seus 2 bilhões de usuários saber se a afirmação feita nas mensagens recebidas é verdadeira.

Nesta semana, conforme relatado pelo TechCrunch, o WhatsApp confirmou que está procurando lançar um novo recurso que permitirá que seus usuários pesquisem imediatamente informações contidas numa mensagem, por meio de uma janela que sugere a pesquisa do conteúdo no Google, conforme imagem abaixo:

Créditos imagem: @shrinivassg

(na janela aberta na imagem lê-se: “Você gostaria de pesquisar isso na web? Isso fará o upload da mensagem para o Google” – ao aceitar, a mensagem é buscada na plataforma de pesquisas)

O teste desse recurso ocorre no momento oportuno, em que o WhatsApp e outras plataformas de mensagens estão sendo usadas com mais frequência do que nunca, pois as pessoas permanecem em contato com seus amigos, familiares e colegas diante de uma pandemia global. Na semana passada, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, observou que o tráfego de usuários através do WhatsApp e do Messenger estava “mais do que o dobro de seus níveis habituais” em meio à pandemia.

E como sempre, há muita informação falsa no meio de tantas mensagens, portanto, é importante que o Facebook esteja buscando ações e limite os impactos que a desinformação pode causar, sempre que possível.

Talvez você também goste:

Leia mais