Projeto Branding
Comunidade SC

O que está sendo cocriado?

Somos um grupo de voluntários, distribuídos por Santa Catarina, conectados ao Ecossistema empreendedor e, desde o início de 2020, nos reunimos para pensar como podemos nos posicionar como comunidade de startups estadual.

O nosso desafio é cocriar e/ou ressignificar a marca da comunidade estadual

A comunidade de startups de Santa Catarina já existe e possui ações estruturantes realizadas por diferentes instituições, tanto privadas como públicas, e atores em diversas cidades espalhadas pelo estado. Você já deve ter visto eventos focados em empreendedorismo e startups, finais de semana cheios de emoção com hackathons e Startup Weekends, palestras, meetups, entre várias outras ações.

Se você quiser acompanhar as etapas deste processo de cocriação, nos acompanhe pelo Notion da Comunidade Santa Catarina.

O que é uma comunidade?

Segundo pesquisa realizada com participantes da comunidade de startups de Santa Catarina, uma comunidade consiste na união de vários atores e instituições que atuam de maneira colaborativa para promover ações que fortaleçam as startups. É uma atmosfera movida pela cooperação, “give first e give back” e a sinergia entre diversas pessoas e instituições, entendendo que todos de maneira direta ou indireta tem importância para manter o funcionamento da comunidade.

A comunidade não é algo estático, segundo Brad Feld, um dos maiores especialistas no tema: “uma comunidade de startups é algo em rápida evolução e constante mudança. Não possui uma estrutura formalizada e burocrática, e seu surgimento deriva-se de atividades em constante evolução dos líderes. Não precisa de uma hierarquia”, ou seja, funciona com conexões em rede sem um dono, presidente, instituição ou qualquer pessoa que seja autoridade para definição de como uma comunidade funciona.

Quem faz parte da Comunidade?

No livro Startup Communities do Brad Feld, ele apresenta que uma comunidade de startups é composta diversos participantes: empreendedores, governo, universidades, investidores, mentores, provedores de serviços e grandes empresas entre outras instituições e organizações que apoiam o desenvolvimento de startups.

A comunidade de startups faz parte do Ecossistema Empreendedor. Algumas ações podem fortalecer outros atores (e isso não tem problema algum), porém seu propósito é gerar valor para os empreendedores e empreendedoras das startups, contando com o fomento de diversos players e iniciativas que incentivem as startups e o meio onde está inserido.

Você faz toda a diferença!

Precisamos de toda ajuda possível para espalhar esta ideia por Santa Catarina! Se pudermos contar com você, nos avise preenchendo o formulário abaixo:

Quem apoia o projeto?
Muita gente faz parte!

Comunidades regionais:

Ainda tem dúvidas?

Converse com os organizadores do projeto!

Você pode nos contatar nas redes sociais: Odair Rosa, Cárlei Nunes, Luiza Pedroso, Odilo Junior, Maria Eugênia Faccio, Vinícius Gambeta, Josie Cecin, Giana Silva e Marcos Cemim.

Faça parte dessa iniciativa!
Sua ajuda é importante para a gente!