Conteúdo

As tendências do marketing digital para 2024

Um novo ano começou e, com ele, chegam muitas novidades. Entenda quais são as principais tendências do marketing digital para 2024!

“Planejamento” é a palavra-chave no início de um novo ano e, para saber em quais estratégias investir, é preciso estar por dentro das tendências do marketing digital.

As mudanças no comportamento dos usuários e até mesmo no cenário tecnológico são constantes e quem fica parado tende a ser deixado para trás.

Ferramentas de inteligência artificial, o papel dos influenciadores, os formatos dos conteúdos e diferentes tipos de marketing estão entre as pautas que precisam ser pensadas para iniciar esse novo ciclo com tudo.

Por isso, nada melhor do que aproveitar o início de 2024 para entender quais são os caminhos mais vantajosos para seguir ao longo desse período.

Continue a leitura e conheça as tendências do marketing digital que vão marcar 2024!

Conheça as principais tendências do marketing digital para 2024

O último ano foi marcado por muitas novidades no mundo do marketing digital. Basta lembrar de toda a repercussão do ChatGPT e os debates que rolaram em relação a esse assunto.

Agora, nesse novo ano, o foco já não está mais na chegada dessas tecnologias, mas na forma como serão aplicadas. 

O que os usuários buscam? Que tipo de marketing é mais apropriado para oferecer ao público o que ele quer? Perguntas como essas vão guiar algumas das principais tendências do marketing digital em 2024.

Vem entender melhor essas novidades e ficar por dentro dos rumos que essa área deve tomar nos próximos meses: 

Personalização de conteúdo

Acabamos de falar sobre os impactos da inteligência artificial e é por aí mesmo que começam as tendências desse novo ano.

Essas ferramentas trouxeram muita praticidade para diversas áreas, mas, em um cenário tão marcado pela atuação das tecnologias, as pessoas ficam cada vez mais propensas a procurarem por humanização.

Por isso, em termos de produção de conteúdo, o grande diferencial que uma agência ou profissional pode oferecer é uma criação personalizada, que seja capaz de deixar evidente que existem pessoas por trás de um determinado conteúdo.

Assim, as ferramentas tecnológicas são, sem sombra de dúvidas, fundamentais, até mesmo porque são elas que proporcionam os dados e informações necessários para uma estratégia bem planejada, mas a humanização precisa ser uma prioridade.

Comunidades digitais

Falando em humanização, as comunidades digitais também estão bem alinhadas a esse princípio.

Conforme a vida cotidiana migra para o ambiente digital, já que é nele que nos informamos, acompanhamos as pessoas que admiramos e nos comunicamos com amigos, por exemplo, esse espaço deve se tornar cada vez mais um local de socialização.

A ideia de comunidade digital vem do princípio de que as pessoas estão sempre buscando algum tipo de pertencimento e a internet pode ser um bom lugar para encontrá-lo. Assim, começam a surgir grupos de usuários que compartilham interesses em comum e, aos poucos, passam a compartilhar também um determinado comportamento. 

Por isso, quem trabalha com marketing digital precisa ficar de olho na formação dessas comunidades e aproveitar esses espaços para se inserir de forma mais envolvente na comunicação com o público.

Conteúdo gerado pelos usuários

Junto com a humanização, a espontaneidade vem com tudo nas tendências do marketing digital para 2024.

Se você já ouviu falar no gatilho mental de prova social, a ideia pode ficar mais clara: basicamente, os usuários estão cada vez mais interessados na opinião de outros usuários, e não de marcas.

Por isso, uma estratégia muito eficiente para divulgar produtos e serviços pode ser a criação de conteúdos gerados por essas pessoas, que são consumidores como quaisquer outros.

Foco na experiência do usuário

Áreas como o UX Design (ou design de experiência do usuário) já vinham apontando a necessidade de colocar o foco nas pessoas e na forma como se relacionam com as marcas no ambiente digital.

Essa tendência vem com tudo em 2024, fazendo com que seja cada vez mais importante colocar o público no centro de qualquer estratégia.

A ideia é facilitar processos, oferecer mais agilidade e qualidade nos atendimentos, estruturar espaços virtuais intuitivos e produzir conteúdos voltados para as necessidades do público.

Tudo isso vem acompanhado de estratégias que ajudem a evidenciar esse comprometimento de forma direta e humanizada, como e-mail marketing, atendimento personalizado baseado em histórico de compras, entre outras.

Marketing conversacional

Ao colocar o usuário no centro da estratégia, a tendência é que a comunicação se torne cada vez mais dialógica.

Ou seja, a ideia é que as interações com o público se tornem cada vez mais próximas de um diálogo genuíno. Assim, o usuário deixa de ser um receptor da sua mensagem para se tornar um interlocutor.

É aí que entra o marketing conversacional, que coloca em pauta as estratégias necessárias para fazer isso acontecer. O uso de chatbots e a comunicação via aplicativos como WhatsApp, por exemplo, podem ser maneiras simples de incentivar esse diálogo.

Vídeo marketing

Se você já estava de olho nas tendências do marketing digital em 2023, deve ter notado o crescimento dos conteúdos em vídeo, que são o formato favorito dos brasileiros nas redes sociais.

Essa é uma preferência que veio para ficar e, por isso, 2024 é o ano de expandir horizontes e investir também nesse formato, para além de outros que são mais tradicionais.

Vale lembrar que esse é o momento de colocar a criatividade para trabalhar e produzir um conteúdo que chame atenção do público, seja com a ajuda das trends, do bom humor ou de uma produção de alta qualidade.

Marketing de influência

O marketing de influência também segue presente, dando voz aos influenciadores digitais, que desempenham um papel bastante importante na decisão de compra dos consumidores.

Em um estudo do Opinion Box, 75% das pessoas entrevistadas disseram que já realizaram algum tipo de compra após a recomendação de um influenciador nas redes sociais.

A ideia é utilizar tanto a visibilidade desses perfis quanto a sua credibilidade. Além disso, é importante selecionar bem os escolhidos, para que a estratégia tenha uma boa segmentação de público-alvo.

Inteligência artificial 

Por fim, não poderíamos falar das tendências do marketing digital para 2024 sem mencionar ela: a inteligência artificial.

A verdade é que, nesse ano, ela já não é uma novidade tão bombástica. O que realmente chega à área como uma tendência são as suas formas de aplicação.

É preciso reconhecer, por exemplo, os avanços recentes na automatização de tarefas, na personalização dos chatbots de atendimento e até mesmo na sua participação no processo criativo.

Por isso, ela continua presente no marketing digital em 2024, sendo uma grande aliada dos profissionais e agências da área.

Agora que você já está por dentro desse assunto, continue aqui no blog da Agência de Bolso e confira também um relatório recente que analisou as tendências de uso das mídias sociais na última década!

Talvez você também goste:

Leia mais