Conteúdo

Call to action para Instagram: dicas para quem está começando a trabalhar com marketing agora!

Precisando fazer uma boa call to action para Instagram, mas não sabe por onde começar? Confira nosso conteúdo cheio de dicas sobre o assunto!

Uma boa call to action para Instagram é o segredo para ter bons resultados a partir dessa rede social.

Também chamada de CTA ou chamada para ação, esse elemento precisa estar presente em qualquer publicação nesse espaço.

Afinal, é ela quem conduz o público à ação que queremos que seja realizada, tanto para aumentar o engajamento com o seu perfil quanto para realizar a tão sonhada conversão.

Foi pensando na importância desse recurso, que preparamos esse conteúdo com dicas para quem está entrando nesse mundo do marketing digital e das redes sociais.

Vem com a gente entender melhor a importância de uma boa call to action para Instagram e como criar as suas!

Por que é importante ter uma boa call to action para Instagram?

Antes de mais nada, é importante entender o que é uma call to action e por que ela é tão importante para as ações de marketing.

Quando nos comunicamos com o público, há sempre um objetivo a ser cumprido, que norteia a produção de um conteúdo, a escolha de uma temática ou até mesmo da plataforma onde a campanha será desenvolvida.

Para quem está por trás dessas ações, é importante que essa finalidade esteja sempre clara. Já para o público, pode ser que isso não seja tão explícito.

A chamada para ação é justamente esse momento em que você convida o público a tomar uma atitude a partir do seu conteúdo.

Se você estiver falando sobre os seus serviços, por exemplo, é natural que você queira conduzir as pessoas a contratá-los e isso precisa estar claro.

Assim, quando vemos um post em blog que termina com “entre em contato e realize um orçamento” ou “acesse nosso site e conheça nossos serviços”, essa é uma CTA que está levando o público à famosa conversão.

Por outro lado, existem vários tipos de chamada para ação e cada um deles faz com que as pessoas sejam conduzidas exatamente para o caminho que você deseja.

Nas redes sociais, a comunicação rápida e dinâmica é uma vantagem a ser aproveitada, mas que também exige alguns cuidados.

Uma boa call to action para Instagram é uma forma de fazer com que o leitor não passe simplesmente da sua postagem para a próxima, sendo convidado a realizar algum tipo de ação depois de consumir o conteúdo.

Nessa rede social que já ultrapassou os 2 bilhões de usuários, uma estratégia bem estruturada é sempre essencial para aproveitar todo o potencial à sua disposição.

Por isso, elaborar sua call to action para Instagram é também uma tarefa estratégica, que precisa estar presente na elaboração das suas ações de marketing.

Antes de elaborar a sua CTA, leve em conta 3 pontos 

Quando chega a hora de adotar um recurso novo, a gente sempre quer logo ver isso na prática, né?

Mas, antes de ver como a CTA é aplicada aos posts do Instagram, é preciso entender o que está por trás dela.

Afinal, entender os fundamentos de um recurso e os aspectos que orientam o seu uso é o pilar de uma atuação verdadeiramente estratégica e bem embasada.

Por isso, antes de começar a elaborar a sua call to action para Instagram, é importante conhecer os três elementos que vão guiar esse processo.

O primeiro deles é o objetivo. De modo bem geral, podemos dizer que a finalidade de qualquer CTA é fazer com que as pessoas realizem uma ação, mas que ações são essas?

É aí que entra a relevância de identificar o objetivo da sua estratégia. Por exemplo, se você está em busca de um relacionamento melhor com  seu público, pode ser mais interessante usar uma chamada para ação que incentiva o público a deixar um comentário.

Por outro lado, se você já tem uma boa relação com os seguidores, mas quer incentivá-los a contratar os seus serviços, a orientação precisa ser outra.

O segundo elemento é o público. Além de saber quem são as pessoas que seguem o perfil, para saber qual tom de voz usar, por exemplo, também é importante entender em que pé está a relação com esses seguidores.

Se há muitas pessoas que chegaram ao perfil há pouco tempo e ainda não conhecem tão bem as suas soluções, pode ser preciso elaborar CTAs mais detalhadas, que tragam mais informações e instiguem a curiosidade.

Por fim, há ainda a construção do texto. Afinal, a sua call to action para Instagram não aparece sozinha, mas acompanhando uma postagem.

Isso significa que precisa existir alguma coerência entre o tema tratado e a chamada para ação. 

Não vai ser muito eficiente, por exemplo, fazer um post falando sobre os seus serviços e todos os benefícios de conhecer suas soluções, se no final a CTA pedir para as pessoas deixarem um comentário, em vez de guiá-las para contratar você.

Ou seja, de modo geral, o ponto mais importante de tudo isso é que a chamada para ação seja vista como um recurso fundamental, mas que faz parte de uma estratégia muito maior que ele.

Dessa forma, fica mais fácil entender para onde ele deve guiar as pessoas e como isso pode ser feito de forma mais eficiente.

E é claro que tudo isso depende de um conhecimento profundo sobre o seu público-alvo, incluindo suas necessidades e interesses, assim como do mercado em que você está inserido.

Por isso, para entender melhor as pessoas que acompanham seu perfil, por exemplo, vale a pena monitorar as métricas de engajamento e avaliar o seu desempenho nessa rede social.

Isso ajuda a identificar quais temas geram mais interesse, quais formatos trazem mais engajamento, o que você pode continuar reforçando e o que precisa ser alterado para ter melhores resultados.

Tipos de CTA’s

Considerando que a sua call to action para Instagram precisa atender diferentes objetivos, conforme as suas necessidades e as finalidades das suas ações de marketing digital, elas poderão ser de diferentes tipos.

Esse é um ponto bastante importante para garantir que esse recurso seja usado corretamente, sem correr o risco de usar uma CTA inadequada para um certo contexto. 

Confira, a seguir, os principais tipos de chamada para ação que você pode usar nas suas postagens:

Engajamento

Quando falamos em marketing nas redes sociais, a palavra “engajamento” não pode ficar de fora da conversa.

Engajar significa, basicamente, interagir de alguma forma com o conteúdo visto nesses ambientes digitais, seja por meio de um comentário, um compartilhamento ou uma simples curtida em uma publicação.

Ou seja, para ter engajamento, você precisa que seu público realize uma ação e, para isso, nada melhor do que uma boa CTA.

Essa interação por parte do público faz com que a própria plataforma entenda seus conteúdos como publicações relevantes para o usuário e, assim, passa a exibir suas postagens com mais regularidade.

Além disso, vale lembrar que esse diálogo ajuda a construir um vínculo com as pessoas, o que sempre cai bem para um bom marketing de relacionamento.

Assim, esse tipo de call to action para Instagram é especialmente útil em contextos nos quais você possui uma base de seguidores, mas ainda não criou uma relação recíproca com eles, o que pode ficar mais visível através da análise de métricas de engajamento.

Nesse cenário, as CTAs precisam incentivar as pessoas a realizarem ações como curtir, comentar, compartilhar, responder uma pergunta, ou votar em enquetes, se você estiver usando os recursos dos stories.

Conversão

Por outro lado, há quem já tenha uma boa relação com o público e, nesse caso, é hora de partir para o ataque e investir em CTAs de conversão.

Ou seja, se você já tem um bom engajamento, fica mais fácil levar seu conteúdo até as pessoas e convencê-las a realizarem ações mais significativas, como entrar em contato ou contratar os seus serviços.

Nesses casos, vale destacar de novo a importância de um texto bem elaborado, que ajude a conduzir os seguidores no caminho até a conversão.

Em situações como essa, vale a pena conhecer bem o famoso funil de vendas, para entender quais estratégias e argumentos vão funcionar melhor para cada caso.

Enquanto alguns cenários podem combinar mais com uma CTA que incentiva o download de um material, aumentando sua base de leads, outras podem ser ideais para um “adquira agora nosso pacote de serviços” e um bom social selling.

Além disso, por não envolverem ações como curtir e comentar, que dependem do formato da sua publicação, esse tipo de call to action para Instagram pode funcionar em mais formatos, desde os stories até a bio do seu perfil.

Confira algumas dicas para elaborar uma call to action para Instagram

Mas, afinal, como colocar tudo isso em prática? 

Agora que você já sabe qual é a importância de uma boa CTA e quais objetivos ela pode atender, chegou a hora de colocar a mão na massa e colocar esses conhecimentos em prática, pensando nas possibilidades que o Instagram oferece.

Por exemplo, em todo tipo de chamada para ação, o ideal é usar verbos no modo imperativo, já que eles indicam ao seu interlocutor algo que ele deve fazer. Assim, “curtir”, “comentar” e “acessar” viram “curta”, “comente” e “acesse”.

No entanto, existem alguns aspectos que podem variar de um formato para outro, já que essa rede social oferece várias formas de se comunicar com os seguidores.

Assim, separamos algumas dicas para que todas as áreas do seu perfil estejam preparadas para conduzir os seguidores em direção à ação que você deseja, seja no feed, nos stories ou até mesmo na sua bio.

E, para que tudo isso fique mais claro, a seguir você encontra também alguns exemplos de call to action para Instagram:

CTA para post

Nas postagens do feed, é importante que as chamadas para ação venham bem contextualizadas, com um conteúdo e um texto que ajudem a conduzir os seguidores até aquilo que você espera.

O espaço do feed pode ser aproveitado para muitos tipos de CTA, já que esse é um bom lugar para estimular o engajamento das pessoas com o seu perfil, mas também para incentivar a conversão.

Por fim, se você quiser usar o perfil no Instagram para impulsionar seus posts de blog, essa também é uma boa oportunidade para indicar ao público que ele pode se aprofundar em um assunto nesse outro conteúdo.

Exemplos para aplicar em seus posts

  • Marque um amigo que…,
  • (após uma pergunta) Conte aqui nos comentários,
  • Deixe o seu like,
  • Salve esse post e acesse sempre que precisar,
  • Compartilhe esse post com um amigo,
  • Acesse o link na bio e saiba mais sobre esse assunto,
  • Deixe a sua opinião aqui nos comentários,
  • Acesse o link na bio e aproveite o desconto…,
  • Entre em contato conosco.

CTA para Story

Os stories também são bem versáteis e podem ser usados para diferentes finalidades.

Por exemplo, muita gente aproveita esse espaço para estimular o engajamento dos seguidores, já que ele apresenta várias funções interativas, como enquetes, caixas de perguntas, botões de reações e a possibilidade de enviar uma mensagem direta.

Ou seja, opções não faltam para quem quer usar esse recurso como uma forma de interagir com o público.

Por outro lado, existem outras possibilidades que podem ser muito bem exploradas, principalmente com o uso de links.

Você pode inserir o endereço de um vídeo do seu canal do YouTube, de um conteúdo no blog, de um formulário para receber um material, entre muitas outras possibilidades.

Além disso, também é possível investir em conversão e direcionar as pessoas diretamente para uma landing page.

Exemplos para engajar os seus stories

  • Clique no link e … (aqui, você pode direcionar o público para onde quiser, seja uma landing page, um formulário, um grupo exclusivo, o download de um material, entre muitas outras possibilidades),
  • Qual conteúdo você quer ver no nosso perfil? Vote aqui! (seguido de uma enquete),
  • Responda esse story e receba um link com acesso exclusivo.

 

CTA para bio

Muitas pessoas não dão atenção à bio do Instagram, mas esse é um grande erro. Afinal, ela é a primeira interação com as pessoas que acessam o seu perfil.

Por isso, é importante aproveitar esse espaço ao máximo e usar essa oportunidade para conduzir os usuários a uma ação.

Em geral, esse é um ótimo recurso para fazer com que as pessoas se dirijam a outros endereços, como seu site, seu blog, algum formulário para captar leads, entre outras possibilidades.

Como esse espaço é bem reduzido, invista em algo direto e bem objetivo.

Exemplos para levar os seus clientes para além do Instagram

  • Visite o site no link abaixo,
  • Entre em contato conosco pelo WhatsApp (com link para a conversa),
  • Acesse o link abaixo para fazer o download do ebook.

Prontinho! Agora que você já tem tudo de que precisa para criar uma excelente call to action para Instagram, aprenda ainda mais sobre marketing digital no nosso vídeo sobre 5 gatilhos que fazem alguém compartilhar um conteúdo:

Talvez você também goste:

Leia mais