Esse é o primeiro post de uma série de posts que vou fazer sobre planejamento. Então já salva esse aí pra não perder de vista e ativa as notificações do perfil pra ficar por dentro dos outros!
⠀
Vamos lá ⤵
⠀
“O cliente quer tudo pra ontem😡”
“O cliente vive pedindo alteração😡”
“O cliente não sabe direito o que quer😡”
“O cliente só sabe cobra😡”
⠀
É bem provável que você já tenha dito alguma destas frases. E embora eu corra o risco de você me odiar, eu arriscaria dizer que provavelmente a culpa dessas coisas estarem acontecendo é sua.
⠀
Se o cliente não sabe o que quer ou está te cobrando coisas que não fazem sentido, é porque você falhou em impor o seu processo, ou este processo inexiste. Na ânsia de resolver o problema, você pulou a etapa mais importante de qualquer campanha de marketing: planejar. E aí não adianta jogar a culpa no cliente, né?
⠀
O planejamento é importante porque além de te guiar para atingir um objetivo, ele tem também o caráter didático. Com um bom planejamento você mostra para o cliente o quão complexo é o seu trabalho e faz com que ele te valorize ainda mais. Um bom planejamento te ajuda a:
⠀
✅Entender e executar melhor uma campanha;
✅Focar os esforços no que realmente importa;
✅Cumprir prazos;
✅Descentralizar a informação;
✅Cobrar mais caro do cliente;
✅Evitar o churn;
✅Evitar sobrecarga da equipe;
✅Aumentar a satisfação do cliente.
⠀
Mas Vinicius, como é que eu monto um planejamento?
⠀
É o que eu vou tentar te ensinar nessa série de posts. Provavelmente, teremos um post por semana com essa temática. Por hoje, só queria que você entendesse a importância do planejamento, pra ficar ansioso pelos demais.
