Esse aqui é um daqueles fenômenos legais para você explicar o funcionamento durante uma reunião com o cliente e ganhar pontinhos de autoridade. ⤵
⠀
O fenômeno Baader-Meinhof é uma ilusão de frequência. Ao tomar consciência de que um objeto existe, começamos a vê-lo com mais frequência em nossa rotina, independente da primeira instância, apesar de nada ter mudado.
Sabe quando você está pesquisando sobre um determinado local que quer viajar, e de uma hora para outra você escuta as pessoas falarem mais desse local? Ou quando você adota um vira-latinha cor caramelo e de repente percebe que existe um cachorro EXATAMENTE IGUAL a ele em toda esquina brasileira?
⠀
Esse é o efeito Baader-Meinhof.
⠀
O que acontece é que seres humanos são experts em notar padrões. A alguns desses padrões damos o nome de “coincidência”, que é um gatilho poderosíssimo para a tomada de decisão, pois ela direciona a sua atenção para um fator isolado da mera exposição (que já explicamos em outro post).
⠀
Acontece que essa ilusão sempre foi o objetivo dos anunciantes e os esforços de marketing sempre trabalharam para criar esse efeito nas pessoas. Antes da última década, no entanto, você não poderia pagar ativamente para conseguir esses resultados. Agora você pode!
⠀
Opções de remarketing e ultra-segmentação são uma maneira de emular o efeito Baader-Meinhof nos usuários. Utilizando técnicas simples, que estão disponíveis aí no seu gerenciador de anúncios, você consegue gerar a sensação de “coincidência” na sua audiência:
⠀
“Nossa, que coincidência! Uma promoção de passagem aérea bem quando eu estava pensando em viajar”
⠀
Viu? Na mosca!
⠀
O fator “coincidência” enriquece a sensação de segurança que o usuário tem ao se conectar com a marca, o que consequentemente aumenta a probabilidade dele gastar dinheiro com você.
⠀
E confirmando a profecia do fenômeno, quanto você aposta que nos próximos dias vai encontrar muito mais cachorrinhos caramelos por aí?
