Notícia

Ações do Instagram e outras mídias para o Pride Month 2020

Nos Estados Unidos o mês de junho foi escolhido para celebrar o orgulho LGBTQ, comemorando o aniversário da Rebelião de Stonewall que ocorreu no final de junho de 1969. Como resultado, muitos eventos de orgulho são realizados durante este mês para reconhecer o impacto que as pessoas LGBTQ tiveram no mundo.

Esse ano as tradicionais paradas, marchas e desfiles de rua foram cancelados por conta da pandemia, mas as plataformas de mídias sociais se mantém ativas procurando ajudar seus usuários a celebrar o Pride Month 2020 trazendo recursos novos ou mesmo resgatando alguns que já vimos antes.

O Instagram é uma das plataformas que está trazendo mais opções nesse sentido. Como no ano passado, todas as hashtags relacionadas ao Pride aparecem num gradiente das cores do arco-íris, e os anéis dos stories (ao redor da foto de perfil) também ficam nesse mesmo esquema de cores quando um story usa essas hashtags. As novidades ficam por conta de novas figurinhas (stickers) e ferramentas para seus stories, como novos efeitos visuais alinhados com o tema, que este ano inclui mais opções para diferentes representações.

A plataforma também está lançando um guia de bem-estar para a comunidade LGBTQ, e compartilhou 10 dicas de auto-cuidado do The Trevor Project, que fornece serviços de intervenção em crises para jovens LGBTQ. Você pode ver as dicas nos stories do Instagram ou no destaque ‘Pride 2020’ no perfil oficial da empresa.

Outra plataforma que adicionou detalhes comemorativos é o Pinterest, que trouxe de volta as cores do arco-íris nos resultados de buscas para termos relacionados ao Pride, algo que já havia feito ano passado. Porém, esse ano também traz um novo “fundo festivo” – um card do Pinterest, temático, que é o primeiro que aparece quando se pesquisa por ‘pride’, com recomendações adicionais.

Além disso, o Pinterest também forneceu algumas novas estatísticas em pesquisas relacionadas ao Pride desde o início do ano, ou que aumentaram durante a pandemia. Assuntos como transição de gênero, histórias de LGBTQ “saindo do armário”, maquiagem drag e frases sobre o orgulho LGBT tiveram um aumento significativo, além de pesquisas relacionadas a formas de expressão através da arte, como ilustrações de orgulho LGBTQ, arco-íris em arte com pregos, tatuagens no tema, e mesmo ideias para pedidos de casamento entre lésbicas e ternos para elas. Informações mais detalhadas sobre as estatísticas da plataforma podem ser conferidas na newsroom do Pinterest.

O blog do Google trouxe um pouco da história do movimento LGBTQ nos Estados Unidos e anunciou a doação de US$ 1,2 milhão para mais de 70 organizações LGBTQ+ em todo o mundo. Para mostrar como algumas dessas instituições estão enfrentando riscos de saúde, sociais e econômicos, a plataforma também traz um resumo das atividades das mesmas. Esses resumos podem ser lidos em Providing Google.org support to LGBTQ+ organizations worldwide e um pouco da história do movimento em Honoring Pride, in solidarity.

E ao pesquisar sobre o assunto na plataforma de pesquisas, uma cortina de confetes nas cores da bandeira LGBTQ aparece antes dos resultados:

No Twitter, a logo da empresa havia sido trocada para um passarinho preto em apoio ao #BlackLivesMatter, e agora esse passarinho recebeu contornos com as cores do arco-íris. Hashtags relacionadas ao Pride aparecem com a bandeira em arco-íris, que representa o movimento, e vídeos sobre o tema estão sendo compartilhados pelos perfis oficiais da plataforma.

Outra fontes:
Instagram Adds New Features for Pride Month, Including Rainbow Hashtags
Pinterest Brings Back Rainbow Search Queries for Pride Month, Shares Data on Pride-Related Searches

Talvez você também goste:

Leia mais