Notícia

As plataformas sociais estão ficando cada vez mais parecidas

Que uma rede está cada vez mais copiando a outra, e todas estão começando a ter a mesma aparência, isso a maioria dos usuários já notou. Mas você já tinha prestado atenção em quantos recursos em comum elas já tem?

Pensando nisso, a Axios fez esse quadro comparativo acima, que coloca de forma bem visual as ferramentas disponibilizadas e quais plataformas já incorporaram (mensagens diretas | vídeos ao vivo | filtros | stories | contagem pública de seguidores | lentes/efeitos de realidade aumentada | vídeos estilo TikTok).

A criação da tabela foi impulsionada pelas notícias recentes: o Snapchat lançou o Spotlight, uma guia de vídeo dentro de seu aplicativo que, como o TikTok, distribui vídeos com base mais em sua popularidade, do que em quem os criou. O Facebook lançou sua versão do TikTok, o Reels. O Twitter lançou o Fleets, que são basicamente Stories para pessoas que tuitam – na verdade, quase todos os aplicativos de mídia social lançaram alguma versão do Stories nos últimos anos.

Isso chama a atenção porque as plataformas de tecnologia costumavam se concentrar em criar produtos totalmente diferentes para atrair o público, mas hoje elas todas têm características parecidas e buscam se diferenciar por suas filosofias, valores e tipo de uso.

Para se ter uma ideia:

O Instagram foi lançado há 10 anos como um aplicativo de compartilhamento de fotos para artistas e entusiastas do design, mas agora inclui tudo, desde vídeos ao vivo até compras para ajudar esses criadores a comercializar e vender suas ideias e produtos;
O Snapchat foi criado como um aplicativo de mensagens privadas entre amigos próximos, mas hoje inclui conteúdo, jogos e mapas com curadoria profissional para ajudar amigos próximos a desenvolver relacionamentos mais profundos.
O Twitter foi criado como uma plataforma de ideias públicas, mas ao longo dos anos tornou-se mais fácil compartilhar imagens, vídeos e áudio para ajudar os usuários a discutir eventos atuais.

Ou seja, conforme as empresas de mídia social adotam recursos semelhantes, elas buscam reforçar como seus valores essenciais moldam as versões e o uso desses recursos.

Fonte: Axios
Quadro comparativo: Data: Axios research; Table: Andrew Witherspoon/Axios

Talvez você também goste:

Leia mais