Notícia

Dados de vazamento do Facebook estão disponíveis gratuitamente

No sábado, um usuário de um fórum de hackers publicou dados pessoais de mais de 533 milhões de usuários do Facebook, de 106 países, gratuitamente. Esses dados incluem seus números de telefone, IDs do Facebook, nomes completos, locais, datas de nascimento, biografias e endereços de e-mail.

Num primeiro momento circularam notícias de um “novo vazamento” da rede social, mas um porta-voz do Facebook disse ao Insider que esses dados foram copiados em 2019, devido a uma vulnerabilidade que a empresa corrigiu no mesmo ano.

Porém, apesar dos dados serem de alguns anos atrás, o diretor de tecnologia da empresa de inteligência de crimes cibernéticos Hudson Rock, que descobriu o vazamento, Alon Gal, destaca que eles ainda são valiosos para criminosos que usam essas informações das pessoas para realizar ataques de engenharia social e/ou tentativas de hacking.

Gal descobriu os dados vazados em janeiro, quando um usuário anunciou, no fórum de hackers, um bot automatizado do Telegram que poderia fornecer números de telefone de centenas de milhões de usuários do Facebook por um preço.

Agora, porém, o conjunto de dados foi postado no mesmo fórum gratuitamente, tornando-o disponível para qualquer pessoa com habilidades rudimentares de dados.

 

Fontes: Insider e The Verge

Talvez você também goste:

Leia mais