Notícia

Especialista aponta 5 bons hábitos de gerentes de mídias sociais

Matt Navarra, especialista em mídias sociais e um dos comentaristas e influenciadores mais conhecidos na área, compartilhou o que, segundo ele, é necessário para maximizar as oportunidades para um social media.

Com experiência de anos como gerente de mídias sociais, também como alguém que já contratou e gerenciou outros, Matt tem uma boa perspectiva sobre o que funciona e quais hábitos e comportamentos que diferenciam os melhores gerentes de mídia social.

Assim, ele criou essa lista daquilo que considera que gerentes de mídia social excepcionais possuem:

1. Os multitarefas (The multitaskers)
Este é muito pessoal para mim, já que fui diagnosticado como tendo TDAH adulto no final da minha carreira, quando eu tinha 28 anos […] lutei para concluir certas partes do trabalho, enquanto conseguia me concentrar em outras coisas […] Meu ponto aqui é o seguinte: não acho que seja coincidência que muitos dos grandes gerentes de mídia social que contratei possuíam a capacidade de fazer malabarismos com vários projetos ao mesmo tempo. Aqueles que descobrem sua “paixão eterna” nas mídias sociais (falaremos mais sobre isso daqui a pouco) são incrivelmente bons em multitarefas. Eles também são capazes de “hiperfocalizar” o que os outros podem considerar uma tarefa ou atividade monótona por horas e horas […] Os obsessivos da mídia social facilmente “hiperfocam” na tarefa em mãos, têm um alto grau de precisão (muito poucos erros ou erros nas postagens, etc.) e prosperam em manter todos os pratos girando.

2. Os super geeks da cultura da internet
Encontrei minha “paixão eterna” em meu trabalho de mídia social. Eu amo isso. Não há dois dias iguais, e ser pago para “mexer na internet”, como minha mãe descreve carinhosamente meu trabalho, é incrível (pelo menos para mim).

Os melhores gerentes de mídia social com quem trabalhei são geeks de mídia social de nível superior. Dentro e fora do trabalho, eles gostam de mergulhar na cultura da internet. Eles são membros de comunidades on-line obscuras ou menos conhecidas ou consomem uma quantidade provavelmente insalubre de conteúdo no TikTok, Twitter, Snapchat e praticamente em qualquer outro lugar.

Eles são os primeiros a saber sobre um meme que está se tornando viral, ou uma marca que está sendo pega no Twitter por um tweet corporativo inoportuno. Eles estão ouvindo um som que se tornou viral no TikTok, ou o criador que está sendo cancelado por suas opiniões controversas […]As pessoas obcecadas pela Internet hardcore e pelas mídias sociais são os melhores gerentes de mídia social.

3. Os contadores de histórias cativantes (captivating storytellers)
Não é tanto o que aconteceu, mas mais a maneira como eles contam a história. A maneira como eles descrevem os detalhes com eloquência, seu timing cômico ou a ênfase em palavras ou momentos específicos que ajudam você a imaginar. E a maneira como eles prendem você com o drama de tudo isso, finalizado com um final satisfatório para a história deles.

Contar histórias é uma habilidade – quase uma forma de arte. Pintar um quadro com palavras e cativar o público do começo ao fim é um talento. E muitos dos melhores gerentes de mídia social que contratei são ótimos contadores de histórias. Seja escrevendo uma cópia para um tweet, redigindo um roteiro para um vídeo do TikTok ou criando um anúncio no Instagram, contadores de histórias habilidosos tendem a ser ótimos criadores de palavras. Sua capacidade de capturar a atenção das pessoas e mantê-la é uma habilidade muito útil para um gerente de mídia social possuir. Seus cérebros criativos funcionam de maneira diferente. Eles tendem a ser ótimos em apresentar ideias de conteúdo e fazer mudanças sutis na copy social que o tornam perfeito.

4. Os que correm riscos e quebram as regras
O melhor chefe que já tive sempre me incentivou a correr riscos e quebrar regras quando se tratava de nossa presença na mídia social. Foi um ótimo conselho. Dar à sua equipe de mídia social liberdade criativa e uma licença para arriscar é muito poderoso. E muitas vezes traz as ideias mais originais e criativas. As equipes de mídia social precisam ser capazes de reagir rapidamente para aproveitar um momento viral inesperado que começa no Twitter ou no TikTok.

Ao contratar um novo gerente de mídia social, encontrar um par seguro de mãos para manter o show na estrada e manter as postagens agendadas em ordem não é ruim. Mas se você está procurando por alguém especial, alguém que vai incendiar suas redes sociais (no bom sentido), você precisa identificar os incendiários. Os tomadores de risco. Os quebradores de regras. Confie em mim nisso.

5. Os psicólogos amadores
Se há uma área de conhecimento que normalmente não é encontrada em nenhum curso de treinamento em mídia social, mas deveria ser, é a psicologia comportamental humana. Entender como as pessoas podem ser induzidas a pensar, sentir e agir de maneiras específicas – por meio do uso de diferentes palavras, imagens, pistas emocionais ou outras influências – dá a você (como gerente de mídia social) um novo conjunto de botões e alavancas para empurrar e puxar ao criar conteúdo ou redigir uma cópia para postagens sociais.

Os gerentes de mídia social mais excepcionais que conheço entendem isso. E eles exploram isso ao máximo!

Para finalizar, ele comenta: “Se você acha que você ou alguém da sua equipe tem 1-2 deles, você está indo bem. Aqueles com todos os cinco são nível DEUS”.

O artigo completo, onde Navarra conta também um pouco de sua experiência profissional, pode ser lido na emplifi: The 5 (healthy) habits of the top social media managers

Talvez você também goste:

Leia mais