Notícia

Facebook lança ‘Facebook Campus’, uma rede exclusiva para estudantes universitários

Vocês lembram de como o Facebook começou? Quando Mark Zuckerberg criou um aplicativo simples, chamado ‘FaceMash’, que comparava alunos de Harvard, com base em sua aparência, usando suas imagens publicadas no site da faculdade? Bom, a ideia logo evoluiu para ‘TheFacebook’, um diretório de estudantes da mesma universidade. Muito mais evoluções depois, acabou se tornando o Facebook como o conhecemos – um gigante global, agora usado por quase metade do planeta.

No entanto, o último lançamento da empresa chamou a atenção, justamente por lembrar esse início do aplicativo – um espaço apenas para alunos de faculdade, chamado ‘Facebook Campus‘:

Este ano, os alunos de todo o país estão enfrentando novos desafios à medida que alguns campi mudam para o aprendizado remoto parcial ou integral, então é mais importante do que nunca encontrar uma maneira de se manter conectado à vida universitária. No início, o Facebook era uma rede exclusiva da faculdade, e agora estamos retornando às nossas raízes com o Facebook Campus para ajudar os alunos a estabelecer e manter esses relacionamentos, mesmo se eles estiverem longe da faculdade“.

Basicamente, o espaço funcionará com redes separadas e fechadas para cada faculdade, com verificação de e-mail da instituição de ensino, projetada para que os alunos tenham atualizações de colegas, grupos e eventos em um feed específico da faculdade.  Eles terão como encontrar colegas por classe, especialização e ano, e criar grupos e salas de bate-papo para estudo, ou para seus dormitórios, clubes ou qualquer outro grupo dos quais façam parte; além de planejar encontros virtuais, eventos exclusivos, etc.

Uma das primeiras preocupações do público é sempre sobre segurança e privacidade, e a esse respeito o Facebook escreveu: “Cada perfil do Campus contém seu nome, foto de capa e foto do perfil do seu perfil do Facebook, bem como o ano de graduação. Todos os outros campos são opcionais e você pode escolher o que deseja incluir. Você pode optar por excluir seu perfil do Campus através do Campus a qualquer momento e seu perfil do Campus não aparecerá mais no diretório de colegas de classe. Você também pode excluir dados como comentários em um grupo, postagens, reações ou um evento em seu Registro de atividades“.

A empresa também já esclareceu que, como acontece com todos os produtos do Facebook, eles podem utilizar suas informações de uso e comportamento no Campus para “melhorar sua experiência” e segmentação de anúncios em outras plataformas. Especialistas analisam que essa nova rede, sendo um local mais exclusivo, é uma tentativa de trazer o público mais jovem de volta ao Facebook – mesmo que eles não optem por usar o aplicativo principal do Facebook tão prontamente. Afinal, no geral, os jovens migraram para outros aplicativos.

O Campus será inicialmente disponibilizado em 30 faculdades nos Estados Unidos, com expansão futura planejada.

 

Fontes: Social Media Today e TechCrunch

Talvez você também goste:

Leia mais