Notícia

Ferramenta do Google para “gestão de cidades” recebe investimento milionário

Muita gente não sabe, mas o Google mantém um “laboratório de ferramentas” voltado para soluções de tecnologia que buscam melhorar a qualidade de vida em grandes centros urbanos. Esse laboratório é chamado de Sidewalk Labs pela companhia.

Uma destas ferramentas, no entanto, acaba de sair dos braços da Alphabet (embre holding do Google) e dar seus primeiros passos sozinha, após receber um investimento Série A de 11 milhões de dólares, realizado pela Innovation Endeavors em parceria com Firebrand Ventures e Revolution’s Rise of the Rest Seed Fun.

Resultado de imagem para Google replica cities

A ferramenta em questão é a Replica, que utiliza dados oficiais, mapeamento de geolocalização e inteligência artificial para criar padrões coletivos do uso de rodovias, parques e quaisquer outros espaços públicos. Essas informações podem ser utilizadas por planejadores urbanos e gestores de cidades para a tomada de decisão e direcionamento de investimentos. Até o momento, a tecnologia foi testada em quatro cidades americanas: (Kansas, Chicago, Sacramento e Portland) e em uma pequena área de Toronto, no Canadá.

Uma vez que agora a empresa seja independente do Google, a Replica espera levar a solução para um número maior de locais. Para fazer as análises, a ferramenta utiliza dados públicos com aquilo que chama de “informações de localização não identificadas”, ou seja, informações de geolocalização de smartphones privados. Ainda que a prática seja contestável em um ano onde se fala tanto de privacidade, os novos investidores da empresa acreditam que o afastamento do Google da operação do negócio pode facilitar a comunicação com governos e sociedade.

Fonte: Época Negócios

Talvez você também goste:

Leia mais