Notícia

Google anuncia checagem de fatos para o Google Imagens

A empresa anunciou hoje que o recurso de busca por imagens agora também contará com o “fact check“, para que as possam fazer julgamentos mais informados sobre o que estão vendo na web: “Fotos e vídeos são uma maneira incrível de ajudar as pessoas a entender o que está acontecendo no mundo. Mas o poder da mídia visual tem suas armadilhas⁠ – especialmente quando há perguntas em torno da origem, autenticidade ou contexto de uma imagem“.

De acordo com o divulgado, a partir de hoje, quando você pesquisar por imagens no Google será possível ver uma sinalização de Verificação de Fatos na imagem em miniatura – fact check, como é possível observar na imagem acima. “Ao tocar em um desses resultados para visualizar a imagem em um formato maior, você verá um resumo da verificação de fatos que aparece na página da Web subjacente. Esses rótulos podem aparecer tanto para artigos de verificação de fatos sobre imagens específicas quanto para artigos de verificação de fatos que incluem uma imagem na história.”

Essa sinalização aparecerá em resultados provenientes de fontes independentes e autorizadas, que atendem aos critérios da empresa – fontes estas que contam com ClaimReview (um método aberto usado pelos editores para indicar o conteúdo da verificação de fatos para os mecanismos de pesquisa) – essa é a mesma ferramenta utilizada para verificar fatos nas pesquisas e no Google Notícias. O YouTube também utiliza esse recurso para exibir painéis de informações no Brasil, Índia e EUA.

O Google explica que essa sinalização nos resultados das Imagens não afeta a classificação, uma vez que os sistemas são projetados para exibir as informações mais relevantes e confiáveis disponíveis – inclusive de fontes que fornecem verificações de fatos.

Através da Google News Initiative, a empresa ofereceu apoio financeiro a organizações de todo o mundo que trabalham com a verificação de fatos, principalmente durante esse tempo de pandemia.

De uma forma geral, iniciativas como essas ajudam que pessoas tenham acesso ao contexto crítico sobre as informações que encontram online. E agora também com as imagens.

Talvez você também goste:

Leia mais