Notícia

Google anuncia que encerrará a ferramenta Correlate em dezembro

O Google anunciou que encerrará as atividades da sua ferramenta Correlate no dia 15 de dezembro de 2019. A decisão teria sido tomada como resultado do baixo uso da ferramenta nos últimos anos. Ainda não se sabe se as funcionalidades do Google Correlate serão integradas ao seu irmão mais novo, o Google Trends.

Se você não conhece (corre lá, ainda dá tempo), o Correlate é uma ferramenta que, como o próprio nome já diz, faz correlações de pesquisas.

Ao pesquisarmos a palavra “emprego” por exemplo, podemos ver que ela tem correlação com a palavra “cursos”, o que quer dizer que o Google recebe pesquisas sobre estes assuntos na mesma época e em volumes semelhantes. Ao pesquisar por “lareira”, podemos encontrar correlações como “chocolate quente”, “caldo verde” e “fondue”, uma vez que o padrão de pesquisas também é parecido.

Vale lembrar que o Google Correlate é diferente do que temos no Google Trends hoje. Ao contrário do Google Trends, o Google Correlate só precisa de um termo, retornando os relacionados a ele, enquanto o Google Trends necessita de dois ou mais para compará-los. O Google trends mostra termos relacionados que os usuários pesquisam, enquanto o Correlate mostra padrões de pesquisa parecidos para diferentes termos.

 

Talvez você também goste:

Leia mais