Notícia

Google modifica o seu algoritmo para dar destaque a notícias “confiáveis e originais”

A Google anunciou na semana passada que fez algumas mudanças interessantes no seu algoritmo de resultados de pesquisa, a fim de beneficiar os veículos de imprensa que prezam pela originalidade e embasamento jornalístico das suas publicações. A informação foi publicada por Richard Gingras (vice-presidente de Notícias do Google) em um post no blog oficial da empresa. Abaixo, um trecho da publicação:

A Pesquisa do Google foi criada para entregar a todos acesso a informações na web – e com dezenas de milhares de páginas, centenas de horas de vídeo, milhares de tweets e notícias publicadas a cada minuto, nosso trabalho é filtrar esse conteúdo e encontrar os resultados mais úteis possíveis. Com as notícias em particular, buscamos mostrar uma diversidade de artigos e fontes para oferecer aos usuários o máximo de contexto possível. E a partir de agora, vamos primar pela originalidade e  confiabilidade destas publicações.

Ao que tudo indica, a ação seria mais uma tentativa do Google de combater as chamadas Fake News.

As mudanças devem dar destaque para veículos de imprensa conhecidos pela qualidade na apuração e montagem do seu conteúdo, e analisará até a quantidade de prêmios que determinada instituição recebera, para classificar e relevância dos resultados de busca.

Em uma entrevista ao The New York Times, Richard disse que “a função é de interesse do Google e que o objetivo da empresa é entregar o melhor resultado para os seus usuários”. Segundo o próprio Richard, ainda não se sabe se esta mudança alterará a entrega de conteúdo de pequenos veículos regionais de comunicação.

Fonte: Blog oficial do Google

Talvez você também goste:

Leia mais