Notícia

Google começa a mostrar podcasts nos resultados de pesquisas

Se esse não for o ano do podcast, nunca mais vai ser. Agora, até a gigante das buscas vai dar uma forcinha para o crescimento da mídia.

O Google anunciou essa semana que vai destacar links para episódios de podcasts específicos dentro da página de resultados de pesquisa, adicionando ainda mais valor à crescente tendência de conteúdo em áudio.

De acordo com o Google :

A partir de hoje, quando você estiver procurando por um podcast sobre um tópico no Google – como” podcasts sobre Marketing”, mostraremos episódios reproduzíveis diretamente nos resultados de pesquisa ao lado de páginas da Web, notícias e imagens e vídeos.

E pode ser que a inteligência aplicada nessa ferramenta vá bem além do que esperamos.

No início deste ano, uma atualização na  Polícia do Android  permitiu que o Google Podcasts gerasse automaticamente transcrições de episódios de podcast para ajudar os ouvintes a procurarem por trechos específicos dos programas. Com isso, é bem provável que a Google utilize essa mesma tecnologia para “ouvir” o conteúdo dos episódios e dar as sugestões que mais se encaixam com a pesquisa do usuário, assim como faz com textos.

Essa pode ser uma ferramenta poderosíssima para a descoberta de novos podcasts e com certeza um mercado para qual os analistas de marketing digital devem começar a se atentar.

O Google também deixa claro que em breve os usuários não precisarão usar o termo “podcast” na pesquisa, para que os episódios sejam recomendados. Assim que o algoritmo entender que o resultado é relevante, apresentará a sugestão automaticamente. Isso se dará por uma evolução natural da inteligência artificial.

Se você já estava começar a trabalhar com podcasts, agora é a hora.

 

Fonte: Social Media Today

Talvez você também goste:

Leia mais