Notícia

Instagram adiciona botões do Reels e Loja na tela inicial de todos os usuários

Em setembro já havíamos comentado que a plataforma estava fazendo testes com diferentes layouts distribuídos entre alguns usuários, para entender a melhor forma de incluir as guias de Loja e do Reels na tela inicial do aplicativo.

Agora, com essa atualização global, o Instagram demonstra ter chegado numa conclusão de qual seria a melhor opção e como está procurando se inclinar ainda mais para a tendência dos vídeos curtos como no TikTok – além de buscar impulsionar o e-commerce na plataforma.

Sobre o Reels, o Instagram comenta: “No Instagram, nosso foco sempre foi nos jovens e criadores, porque eles são criadores de tendências. A mudança está acontecendo rapidamente agora, incluindo a forma como esses dois grupos usam o Instagram e se envolvem com o mundo. Este ano, com a pandemia e muito o mundo se abrigando no lugar, vimos uma explosão em vídeos curtos e divertidos no Instagram“.

Uma guia dedicada ao Reels já havia sido lançada para usuários na Índia em setembro, onde o TikTok continua banido, mas alguns usuários de outros países também já haviam notado o novo botão em sua barra de funções. Claramente esses testes iniciais tiveram uma resposta positiva e aumentaram o engajamento com o Reels, levando a essa implementação nova e mais ampla.

Isso não significa que o Reels está fazendo tanto sucesso, já que muitos usuários acham que ele é apenas uma versão um pouco pior que o TikTok, e considerando que boa parte dos vídeos curtos postados no recurso do Instagram é de clipes do TikTok, repostados lá.

Porém, o Instagram, como plataforma geral, tem um alcance muito maior que o TikTok – e o novo botão do Reels na tela inicial, somado ao potencial de oferecer melhores opções de monetização, podem funcionar como uma forte isca para levar mais criadores e seus públicos à plataforma do Facebook.

Inclusive, Adam Mosseri, o chefe do Instagram, disse que os anúncios chegarão ao Reels em breve: “Acho que podemos aproveitar o formato dos anúncios dos Stories [para o Reels] porque é a mesma experiência imersiva, então isso será útil porque você não precisa fazer com que os anunciantes criem um monte de novos criativos“.

As ferramentas de comércio eletrônico também fornecerão ao Instagram novas oportunidades de receita, e é aí que o novo botão Loja na tela principal entra. Essa guia já estava em teste desde julho, então alguns usuários já tem em seus aplicativos há um tempo, mas agora todos terão a opção de ir direto para a experiência de compra do aplicativo.

Com a guia Loja, estamos tornando mais fácil se inspirar nos criadores que você ama, fazer compras no Instagram e apoiar pequenas empresas. Você pode encontrar recomendações personalizadas, escolhas de editores com curadoria de nosso canal @shop, vídeos compráveis, novo produto coleções e muito mais“.

Como colocado por Andrew Hutchinson, “há o risco de o Instagram ficar muito confuso, de que agora simplesmente haja opções demais na tela principal do aplicativo. Mas os dados de uso contarão a história – pode parecer um pouco superlotado, mas se as pessoas gastarem mais tempo e, eventualmente, dinheiro no aplicativo, o Instagram será um vencedor. E se também puder roubar algum público do TikTok, isso aumenta ainda mais os benefícios“.

Se você ainda não recebeu a atualização, deve ver as novas mudanças chegando ao seu aplicativo Instagram em breve.

 

Fonte: Social Media Today

Talvez você também goste:

Leia mais