Notícia

Instagram está fazendo testes de mostrar conteúdo recomendado antes dos perfis que você segue

A empresa explica que seu recurso de “publicações sugeridas” tem sido muito bem recebido, portanto está lançando esse novo teste – de misturar as postagens sugeridas no feed principal, às vezes até antes das fotos e vídeos das pessoas que você segue.

Esse recurso de sugestões de posts foi lançado ano passado, e até agora ofereceu conteúdo adicional apenas depois do usuário ter visto tudo o que as pessoas que ele segue compartilharam. O novo formato será testado por um pequeno número de usuários.

Junto à esse teste o Instagram está testando novos controles, como permitir aos usuários adicionar tópicos de interesse para suas sugestões e a opção de suspender as recomendações por 30 dias (para ocultá-las completamente do feed).

Como dito, essa mudança, por enquanto, está em testes e só com uma parcela pequena de usuários, mas pode sinalizar uma grande mudança no funcionamento da plataforma. Como destaca o The Verge: “O Instagram, é claro, tem interesse em trazer à tona o conteúdo sugerido para manter as pessoas no aplicativo por mais tempo. […] Essa mudança também parece parte de uma tendência maior, na qual as plataformas tentam dar aos usuários uma aparência de controle sobre o algoritmo. […] Embora os algoritmos sejam poderosos o suficiente para saber quais são os interesses das pessoas e o que as mantém envolvidas, permitir que as pessoas selecionem o que desejam ver pode fazer com que se sintam mais capacitadas e dar-lhes uma maior compreensão de por que veem o que fazem. O aplicativo pode parecer menos assustador e, ao mesmo tempo, mantê-los interessados, uma vantagem para as empresas”.

Casey Newton, do Platformer, vai um pouco mais além, e aponta que isso pode ser uma “TikTokificação” das redes sociais, já que o TikTok é capaz de maximizar o envolvimento do usuário preenchendo seu feed com postagens que devem ser mais envolventes para ele e com as postagens que estão obtendo mais engajamento na plataforma.

Ao mesmo tempo, muitos usuários ainda preferiam o feed cronológico, então talvez o botão de suspender recomendações seja bastante usado por aqueles que preferem ver apenas as postagens das pessoas que seguem.

Agora teremos que esperar para ver como serão os resultados dos testes.

 

Fontes: The Verge e Social Media Today

 

Talvez você também goste:

Leia mais