Notícia

Instagram está testando disponibilizar adesivos com links nos Stories para todos os usuários

Por enquanto o teste é pequeno, para entender como as pessoas vão utilizar a função – como os usuários vão tirar proveito, que tipo de links serão postados, se serão compartilhadas muitas informações incorretas e spam, por exemplo.

Mas como será a funcionalidade que está sendo testada?

Até agora, apenas perfis com mais de 10mil seguidores tinham a possibilidade de postar links nos stories, através do “ver mais” (arrastar para cima). O teste que foi anunciado é um pouco diferente. Primeiro, ele está sendo feito com usuários “normais” (que não necessariamente tem mais de 10mil seguidores), e então, em vez de um link direto, os usuários terão acesso a um sticker (adesivo/figurinha) de link, que funcionará de forma parecida com os adesivos de localização ou outros, em que é possível clicar e seguir o que foi compartilhado.

Diferente dos stories com “ver mais”, esses stories com adesivo de link poderão ser respondidos pelos outros usuários.

Vishal Shah, Chefe de Produto do Instagram, disse que o formato de links através do adesivo se encaixa mais na forma atual como as pessoas já usam a plataforma, que este teste “traz links para o mesmo tipo de sistema geral, que de uma perspectiva de sistema simples, também faz muito sentido”.

Além disso, Shah acrescentou que o objetivo final do Instagram é usar esse formato de links através de adesivos: “esse é o tipo de sistema futuro que gostaríamos de ter […] E é isso que esperamos lançar, se formos capazes de fazer isso funcionar” – mas a plataforma não pretende disponibilizar links no feed ou qualquer outra parte do aplicativo, limitando-os apenas aos stories (pelo menos por enquanto).

Outro ponto interessante da fala do Chefe de Produto é que ele não deixou claro se esse objetivo futuro é mesmo para todos, só para quem já tem o privilégio de links, ou algo aí no meio. De acordo com o The Verge, que conversou com Vishal Shah e trouxe a novidade, “este teste parece direcionado principalmente para pessoas que encontraram uma voz e alcance na plataforma, mas talvez não para os níveis que o Instagram exige para obter privilégios de deslizar para cima […] Ativistas, por exemplo, dominam a arte de postar frases de chamariz, mas não conseguem direcionar as pessoas a recursos de sites. Isso pode tornar isso possível”.

Lembrando: esse é apenas um teste, em escala pequena, então não significa que o Instagram passará a disponibilizar o recurso em pouco tempo (nem que o fará como está sendo testado), mas mostra sinais de algo que pode ser o início de uma navegação web mais frequente dentro do aplicativo.

Talvez você também goste:

Leia mais