Notícia

Messenger e Instagram provavelmente não terão criptografia de ponta a ponta padrão até 2023

Os chats do Facebook Messenger e Instagram foram integrados ano passado, como parte do plano de criar um serviço de mensagens unificado entre todas as plataformas da Meta. Porém, embora as mensagens enviadas pelo Messenger e Instagram possam ser criptografadas de ponta a ponta (E2EE), essa opção não é ativada por padrão (como acontece no WhatsApp) – e provavelmente não será até em 2023.

No início deste ano a empresa disse a E2EE como padrão estaria disponível no Instagram e no Messenger “no mínimo em 2022”. Mas agora a Meta quer “fazer isso direito”, então a empresa planeja adiar a estreia do recurso até 2023.

Antigone Davis, chefe de segurança da Meta, disse que esse atraso vai acontecer por preocupações com a segurança dos usuários. Isso porque E2EE significa que apenas o remetente e o destinatário veem a conversa, e a Meta quer garantir que isso não vai interferir na capacidade das plataformas ajudarem a impedir atividades criminosas. Então quando a criptografia de ponta a ponta estiver disponível como padrão, Davis observa que a empresa “usará uma combinação de dados não criptografados em nossos aplicativos, informações de contas e relatórios de usuários” para ajudar a mantê-los seguros, ao mesmo tempo que “auxilia nos esforços de segurança pública”.

O uso dessa tecnologia de encontra diversas críticas, principalmente de autoridades de segurança que desejam acesso a conversas para investigações. EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Índia e Japão se uniram numa chamada para fornecer acesso de criptografia backdoor às autoridades locais, o que permitiria a elas visualizar mensagens e arquivos criptografados se um mandado fosse emitido.

Fonte: The Verge

Talvez você também goste:

Leia mais