Notícia

Novos dados do YouTube sobre tendências que cresceram durante a pandemia

A plataforma publicou um artigo chamado “Watching The Pandemic – O que as tendências do YouTube revelam sobre as necessidades humanas durante o COVID-19“, com base em pesquisas e comportamentos de espectadores em todo o mundo, que mostra novas informações sobre os tópicos que cresceram durante a crise global devido ao COVID-19.

Os dados são de 01/fev a 01/maio e são apresentados em gráficos, divididos pela data que marcou o início da emergência nacional nos EUA, momento em que boa parte da população se recolheu em suas casas e muitos serviços foram fechados.

Um fato curioso observado pelo YouTube é que as tendências são globais e foram refletidas em quase todas as regiões:

A pandemia global ainda não acabou. Mas, seu início chocante nos permitiu ver uma surpreendente uniformidade nas tendências de conteúdo em todo o mundo. Essa uniformidade ajudou a demonstrar a realidade de nossas necessidades compartilhadas: experimentar um sentimento de conexão, sentir-se o melhor possível e projetar um forte senso sobre si“.

Usando como base um modelo antropológico, que identifica três pilares de necessidades do ser humano – todos interconectados: autocuidado, conexão social e identidade, a plataforma acompanhou e traçou dezenas de tendências pelo pilar da necessidade que elas pareciam expressar com mais destaque (colocamos aqui algumas imagens de gráficos disponibilizados pelo YouTube para ilustrar cada item):

Autocuidado – A regulação da energia física, mental e emocional:

Um dos destaques foi o crescimento do conteúdo que fala da manutenção das necessidades biológicas e emocionais mais básicas. As pessoas passaram a procurar vídeos relacionados a comida, exercício, relaxamento e até sono.


Exercício em casa | Sons da natureza

Conexão social – a necessidade das pessoas se envolverem através de instituições, atividades compartilhadas ou diretamente entre si:

O distanciamento/isolamento social restringiram severamente a conexão das pessoas e isso foi notado nas buscas no YouTube. Uma tendência crescente de vídeos de preparo de café por causa de um concurso, desafios sobre quem faz o melhor o pão de fermentação natural perfeito e até tours online de museus.

 
Pão de fermentação natural | Tour em museus

Identidade – Nossa ideia e experiência de nós mesmos.

Os vídeos se mostraram uma ótima maneira das pessoas expressarem quem são e também de buscar novas habilidades, que vão contribuindo para evolução pessoal/profissional.


Serviços religiosos | Jardinagem

Vale a pena dar uma olhada nos gráficos e no relatório completo do YouTube em ‘Watching the Pandemic‘. Pode haver alguns indicadores valiosos a serem observados.

Fonte adicional: Social Media Today

Talvez você também goste:

Leia mais