Notícia

O aumento de “vídeos estáticos” no Instagram

Um novo hack de engajamento começou a ficar bem popular pelo Instagram: os “vídeos estáticos”.

Consequência dos esforços da Meta para priorizar os conteúdos de vídeos em suas plataformas (e continuar combatendo o crescimento o TikTok), um movimento de postar imagens estáticas em formato de vídeos super curtos está crescendo cada vez mais e chamando a atenção no Instagram – principalmente nas páginas de memes:

Kaya Yurieff, especialista em Creator Economy, explica que como o Instagram está priorizando os vídeos, as tão populares páginas de memes estão se adaptando, enviando memes regulares como vídeos de um segundo e vendo seu alcance aumentar:

“Veja como funciona: os criadores que administram contas focadas em fotos, como páginas de memes, perceberam que provavelmente obterão mais visualizações de suas postagens transformando-as em vídeos ultracurtos, porque o algoritmo do aplicativo parece priorizar vídeos sobre imagens estáticas . Então, em vez de apenas publicar um meme fotográfico típico, como uma captura de tela de um tweet ou uma imagem sobreposta com algumas palavras, os criadores gravam um vídeo dessa mesma imagem que dura cerca de um segundo. Para o usuário, a experiência é semelhante a olhar para uma imagem estática. Mas para o aplicativo, parece contar como um vídeo”.

Iyrah Williams, que administra uma conta de memes no Instagram, explicou: “Todo mundo assiste ao vídeo em seu feed e lê como um meme normal. No momento em que eles o lêem, ele já foi tocado duas ou três vezes. As pessoas estão assistindo repetidamente sem perceber”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por MEMES (@meme.ig)

Matt Navarra, especialista em Mídias Sociais (que sempre referenciamos por aqui), também comentou que percebeu o crescimento desse tipo de publicação:

novo hack de crescimento do instagram
postar imagens estáticas como postagens de vídeo ultracurtas
algoritmo do instagram está favorecendo conteúdo de vídeo

Ainda não está claro se essa tática tem realmente funcionado, mas, de acordo com os especialistas que levantaram o assunto, algumas páginas têm percebido diferença (e tantas outras mais tem copiado a estratégia). Claro que essa não era a ideia do Instagram ao favorecer os vídeos, mas é interessante observar como os usuários vão se adaptando e buscando “soluções” para permanecer relevantes. Ainda assim, existe a possibilidade desse hack ser banido ou perder sua relevância (em termos do alcance favorecido pelo algoritmo) em pouco tempo.

Talvez você também goste:

Leia mais