Notícia

TikTok lança ferramenta de atribuição de crédito a criadores

O TikTok anunciou ontem, 18, uma nova ferramenta que permite que criadores marquem diretamente outras pessoas no processo de publicação. Através de um botão eles poderão creditar todos os tipos de inspiração para seu conteúdo, incluindo danças, memes, áudios… Assim os espectadores da plataforma poderão descobrir os criadores originais por trás das tendências.

Para acessar o recurso, os usuários devem tocar no novo ícone “vídeo” na página de postagem, após criar ou editar seu próprio clipe. Uma vez na página do vídeo, basta selecionar as suas referências. Depois que este vídeo for selecionado, a tag dele será adicionada como uma menção na legenda. Criadores que tiverem seus vídeos marcados em outro, serão alertados em suas caixas de entrada do aplicativo.

A apropriação de conteúdo indevido é um grande gerador de controvérsias no TikTok, com criadores acusando outros não só de roubarem suas danças (usá-las e distribuí-las sem dar o devido crédito), mas também rotinas de animadoras de torcida, trechos de comédias, músicas ou sons e muito mais.

É claro que criadores crescendo usando ideias de outros não é um problema só do TikTok, mas como um dos maiores aplicativos do momento, a forma como ele aborda essas questões é relevante ao mercado como um todo – essa nova ferramenta busca facilitar que criadores citem suas inspirações. No entanto, para funcionar, ainda é necessário que os usuários adotem a prática.

Kudzi Chikumbu, Diretor da Comunidade de Criadores do TikTok, destacou: “É importante ver uma cultura de crédito tomar forma em todo o cenário digital e apoiar criadores sub-representados a serem devidamente creditados e celebrados por seu trabalho. Estamos ansiosos para ver como essas novas ferramentas de crédito para criadores inspiram mais criatividade e incentivam a atribuição de tendências em toda a comunidade global do TikTok”.

 

Anúncio da plataforma: Introducing more ways to tag and credit your favorite creators

Fonte: TechCrunch

Talvez você também goste:

Leia mais