Notícia

Twitter lança uma prévia da nova versão do TweetDeck

O Twitter postou, ontem, uma única imagem do novo visual do TweetDeck (acima), explicando que ele representa uma prévia dos testes com algumas pessoas “selecionadas aleatoriamente” dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

O líder de produto do Twitter, Kayvon Beykpour, disse que os novos recursos de teste do TweetDeck “incluem um Tweet Composer completo, novos recursos de pesquisa avançada, novos tipos de colunas e uma nova maneira de agrupar colunas em espaços de trabalho limpos”.

De acordo com pessoas que já tiveram acesso, as principais mudanças estão relacionadas aos novos layout de colunas, oferecendo a capacidade de não só adicionar novas (como sempre foi possível), como expandir e reduzir cada uma, com mais ferramentas para personalização.

Também é possível construir novos “Decks”, que permitem que um novo conjunto de colunas seja criado e apresentado num painel secundário, que pode ser acessado através das opções da barra lateral – o que pode ser bem interessante para social media managers, pois é uma nova maneira de expandir o uso do TweetDeck, construindo decks focados em propósitos diferentes ou com layouts separados por tópicos, por exemplo.

Em termos de pesquisa, as ferramentas são basicamente as mesmas já disponíveis, mas o layout novo ficou mais simples, o que facilita um pouco o acesso.

O compositor atualizado facilita a visualização de como os tweets ficarão dentro do aplicativo, facilitando o planejamento e a programação de postagens.

Apesar dos benefícios que algumas das mudanças podem oferecer, muitas pessoas não tiveram reações tão positivas. Começando pelo visual, que lembra muito a plataforma do Twitter em si, muitos usuários estão reclamando da perda da opção da coluna “Activity”, que a linha do tempo agora padroniza para os principais tweets em vez de novos, que não é mais possível criar uma coluna para DMs e que as coleções acabaram, dentre outras tantas reclamações.

Bom, o próprio Beykpour disse que “Por meio desses testes, estamos explorando como podemos dar às pessoas mais personalização e controle usando o TweetDeck. Queremos receber feedback sobre como podemos expandir as ofertas do TweetDeck para aqueles que mais o usam. Levaremos essas lições em consideração como vamos explorar a aparência do TweetDeck nas ofertas de assinatura do Twitter mais tarde. Teremos mais para compartilhar assim que aprendermos com esses testes”.

Declaração que também alimentou o rumor de que a empresa está considerando cobrar por isso no futuro, embora Beykpour possa estar apenas se referindo a esses elementos complementares e não ao acesso geral ao aplicativo (que sempre foi gratuito).

De qualquer forma, é outra experiência para o Twitter, que está trabalhando para expandir seu uso. No momento, como já colocado, a nova versão do TweetDeck está sendo disponibilizada para um pequeno grupo de pessoas, embora também seja possível “invadir” o novo layout, conforme o tweet da pesquisadora de aplicativos Jane Manchun Wong.

Para quem quiser conferir, o especialista em mídias sociais, Matt Navarra, compartilhou várias imagens do novo visual do TweetDeck:

 

Fontes: Social Media Today, The Verge, TechCrunch

Talvez você também goste:

Leia mais