Notícia

União Europeia confirma investigações sobre uso de dados de usuários pelo TikTok

O presidente da Comissão Europeia (braço executivo da União Europeia) confirmou que há várias investigações em andamento sobre o TikTok. As investigações estão focadas em duas principais áreas: transferência de dados de cidadãos da UE para a China e publicidade direcionada a menores.

“As práticas de dados do TikTok, inclusive com relação a transferências internacionais de dados, são objeto de vários processos em andamento. Isso inclui uma investigação da [Comissão de Proteção de Dados] irlandesa sobre a conformidade do TikTok com vários requisitos do GDPR, inclusive no que diz respeito à transferência de dados para a China e ao processamento de dados de menores, e litígio perante os tribunais holandeses (em particular sobre publicidade direcionada a menores e transferências de dados para a China)”, escreveu Ursula von der Leyden em uma carta compartilhada pelo Comissário Federal de Comunicações, Brendan Carr.

O objetivo dos investigadores é buscar garantir que o TikTok atenda aos requisitos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), já que diversas preocupações foram levantadas por membros do Parlamento Europeu sobre as autoridades públicas chinesas potencialmente obtendo acesso aos dados do TikTok dos cidadãos da UE.

Esta não é a primeira vez que o TikTok está na mira da UE. No início deste ano, por exemplo, o TikTok concordou em aplicar certas políticas sobre anúncios e conteúdo de marca após uma reclamação que acusava o aplicativo de violar as regras do consumidor da UE. Isso, é claro, além de toda a desconfiança para com o aplicativo também nos EUA, onde várias ações foram tomadas contra o TikTok.

 

Fonte: engadget

Talvez você também goste:

Leia mais