Notícia

WhatsApp lança recurso de guia de negócios no Brasil

Um Guia de Negócios, estilo Páginas Amarelas do WhatsApp, está sendo lançado em cinco países: Brasil, Reino Unido, Indonésia, Colômbia e México. O lançamento oficial do recurso segue um teste limitado que o WhatsApp realizou em São Paulo, no ano passado.

De acordo com a Meta, os usuários poderão navegar por categoria de negócios (como viagens ou serviços bancários) ou pesquisar diretamente para encontrar empresas que podem ser contatadas pelo WhatsApp. As contas de WhatsApp que estiverem inscritas na categoria comercial (nos cinco países) aparecerão no guia – e no Brasil a ferramenta também estará aberta para pequenas empresas.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse em comunicado: “Enquanto milhões de empresas no Brasil usam [o WhatsApp] para bate-papo, não facilitamos a descoberta de negócios ou comprar deles, então as pessoas acabam tendo que usar soluções alternativas. O objetivo final aqui é fazer com que você possa encontrar, enviar mensagens e comprar de uma empresa no mesmo bate-papo do WhatsApp”.

Entretanto, uma grande questão do comércio eletrônico no aplicativo são os pagamento. A Meta anunciou recentemente “a primeira experiência de compra de ponta a ponta” do WhatsApp na Índia, com o varejista JioMart no início deste ano, após o lançamento de pagamentos pessoa a pessoa em 2020. Entretanto, no Brasil, esse lançamento tem sido mais lento.

O Banco Central do Brasil suspendeu o recurso de pagamentos do WhatsApp em 2020, logo após seu lançamento. No ano seguinte a empresa obteve a aprovação para pagamentos peer-to-peer, porém o banco central não estava permitindo pagamentos a comerciantes. Em abril de 2022, o Financial Times noticiou que a Meta também estava lutando para encontrar parceiros de pagamento para seu recurso de pagamento ao comerciante. O comunicado de imprensa do WhatsApp de hoje diz que o recurso de pagamentos comerciais no Brasil está sendo testado “com vários parceiros de pagamento”.

O novo guia de negócios do WhatsApp no Brasil está disponível apenas para Android, enquanto nos outros países está disponível para Android e iOS.

Para saber mais, acesse a central de ajuda do WhatsApp: Sobre o guia de negócios do WhatsApp

 

Fonte: The Verge

Talvez você também goste:

Leia mais