Notícia

WhatsApp lança teste de diretório de contas comerciais, facilitando a descoberta de negócios

O teste está sendo realizado em São Paulo, e iniciou ontem. O que está sendo colocado à prova é um diretório de negócios, que permite aos usuários encontrar lojas e serviços locais que estão também no aplicativo.

As imagens divulgadas mostram que o WhatsApp mostrará as empresas classificadas por categorias, como “mercado”, “lojas de roupas” e “restaurante”, e ao selecionar a categoria desejada o usuário abre uma lista de contas comerciais, com algumas informações relevantes e, claro, a possibilidade de entrar em contato.

Para Matt Idema, vice-presidente de mensagens de negócios do Facebook, “Esta pode ser … a principal forma de as pessoas iniciarem um processo de comércio no WhatsApp”.

Ao anunciar esse novo teste a empresa informou que milhares de empresas de categorias como alimentação, varejo e serviços locais em alguns bairros de São Paulo serão incluídos no diretório.

No ano passado o WhatsApp relatou que mais de 175 milhões de pessoas, em todo o mundo, usaram o aplicativo para enviar mensagens para uma conta comercial, todos os dias. Além disso, a plataforma diz que cerca de 1 milhão de anunciantes atualmente usam os anúncios “clique para acessar o WhatsApp” do Facebook e Instagram para direcionar os usuários ao aplicativo de mensagens.

E o Facebook tem investido na colaboração com negócios: nos últimos anos o aplicativo lançou algumas ferramentas de compras, como catálogos de produtos, carrinhos de compras e pagamentos no aplicativo. Em junho, inclusive, foi anunciado o recurso de lojas do Facebook também para o WhatsApp em vários países.

Ao anunciar este novo teste a empresa garantiu que não saberá ou armazenará a localização das pesquisas ou resultados das pessoas por meio do recurso de diretório de empresas.

Por fim, embora o piloto esteja limitado a uma cidade no Brasil no momento, Idema disse que Índia e Indonésia estão entre os candidatos para uma expansão futura.

 

Fontes: Reuters e The Verge

Talvez você também goste:

Leia mais