Notícia

WhatsApp testa restringir ainda mais o encaminhamento de mensagens

Como forma de diminuir o espalhamento de desinformação, em 2019 o WhatsApp limitou o encaminhamento de mensagens compartilhadas com frequência, não sendo possível fazê-lo para mais de cinco conversas ao mesmo tempo. Em 2020, reduziu ainda mais esse limite, para apenas uma conversa por vez. Agora, o serviço de mensagens do Facebook está testando restringir o encaminhamento de qualquer mensagem para apenas um bate-papo de grupo por vez.

O WABetaInfo, especializado em notícias sobre o aplicativo, observou que usuários do programa Beta para Android recebem o seguinte aviso, sempre que tentam encaminhar uma mensagem normal para mais de uma conversa em grupo: “Mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para um bate-papo em grupo” (imagem acima).

Ou seja, não é mais possível encaminhar uma mensagem para mais de um bate-papo em grupo por vez. Para encaminhar a mesma mensagem para mais de um grupo, será necessário selecionar a mensagem e encaminhá-la novamente. Pode parecer um pouco confuso, mas na nova limitação, uma mensagem é marcada como encaminhada assim que é encaminhada uma vez, sendo, portanto, diferente da limitação já existente.

Não há ainda um pronunciamento oficial do WhatsApp sobre a novidade, mas é muito provável que a empresa esteja fazendo essa mudança para limitar ainda mais a disseminação de desinformação e rumores em sua plataforma, já que a limitação tornará um pouco mais trabalhoso o processo de encaminhar mensagens para mais de um grupo. Além disso, deve segurar um pouco a quantidade de vídeos/memes/mensagens de bom dia encaminhados nos grupos…

Lembrando que a atualização é apenas para usuários Beta no momento, mas como normalmente acontece, muito provavelmente em pouco tempo o recurso deve estar nas versões regulares do aplicativo.

 

Fontes: WABetaInfo e Android Police

Talvez você também goste:

Leia mais