top of page
Foto do escritorVinicius Gambeta

5 fatos sobre o algoritmo do Instagram

A conta @creators, do Instagram, fez uma série de stories respondendo as dúvidas mais comuns sobre o algoritmo da plataforma. A Later fez um compilado dessas respostas – e nós compartilhamos aqui com vocês:

1. Todos os tipos de conta (pessoal/empresarial/creator) são tratados da mesma maneira


Pergunta: O tipo de conta  tem impacto no ranking? Resposta: Não, não favorecemos postagens de empresas ou contas verificadas no Feed. Se você interagir mais com esse conteúdo, é claro que é mais provável que apareça no topo do seu feed

Ou seja, não tenha receio de mudar seu perfil pessoal para comercial – isso não vai mudar seu engajamento, pelo menos no que diz respeito ao algoritmo.

O que faz diferença mesmo são os usuários. Se eles se engajarem regularmente com seu conteúdo, é provável que você tenha uma classificação mais elevada no feed do Instagram.

2. Todos os comprimentos de comentários contam como engajamento


Pergunta: Ouvi dizer que o Instagram não conta como um comentário a menos que tenha mais de 1/2/3 palavras. Resposta:  Falso

Existe um mito que diz que o algoritmo do Instagram não conta comentários com menos de 3 palavras, mas a realidade é que todos os comentários são levados em consideração, mesmo que sejam apenas 1 ou 2 emojis.

Você já deve saber disso, mas não custa lembrar: os comentários são um indicador de engajamento importante para o algoritmo do Instagram, então é uma boa ideia responder aos seus comentários regularmente. Isso não apenas manterá as conversas ativas em suas postagens, mas também mostrará ao seu público que você está ouvindo – o que pode ser ótimo para promover futuras interações.

3. Os primeiros 30 minutos após a postagem não determinam sua classificação


Pergunta: Ouvi dizer que o algoritmo classifica mais as postagens que recebem muitos curtidas ou comentários nos primeiros 30 minutos. Resposta: Falso

Este é outro boato que tem circulado nos últimos anos e o Instagram finalmente esclareceu. Ou seja, as postagens não são priorizadas pelo algoritmo apenas porque conseguem mais engajamento nos primeiros 30min. Ele ainda servirá seu conteúdo aos usuários que regularmente se engajam, o que significa que ele ainda pode ganhar força.

Porém, ainda é uma boa ideia compartilhar suas postagem em horários em que o público estiver mais propenso a comentar e gostar de seu conteúdo – em vez de quando estão meio dormindo ou mais focados no trabalho, por exemplo 😉

4. Fotos e vídeos são tratados da mesma forma


Pergunta: A classificação do feed favorece os vídeos em vez das fotos? Resposta: Não favorecemos universalmente fotos em vez de vídeos. Seu feed é personalizado para você, então realmente depende de como você usa o Instagram. Se você assiste a muitos vídeos de forma consistente, isso se refletirá em seu feed.

O algoritmo da plataforma não tem preferência entre foto ou vídeos. Essencialmente, ele prioriza o tipo de conteúdo com o qual o usuário se engaja mais – se gastam mais tempo interagindo com vídeos, é provável que recebam mais conteúdo de vídeo em seu feed.

Agora, considerando isso, o conteúdo de vídeo automaticamente tem um período de exibição mais longo, então vale pensar a respeito. Outro fato sobre vídeos, é que eles obtém 4x mais espaço na página Explorar, o que é uma grande vantagem para atrair mais indicadores de engajamento.

Uma dia ainda é que os novos recursos do Instagram, como o Reels, recebem um aumento extra na exposição, para ajudar a impulsionar a ferramenta, então pode ser uma boa ideia adotar esses novos recursos logo no início.

5. Interações falsas não contam

A plataforma fez questão de lembrar que interações falsas (como o uso de bots ou pods de comentários) sempre são identificadas pelo algoritmo do machine learning, e classificadas como tal. E por isso, a melhor maneira de construir um engajamento sustentável é sendo autêntico e transparente.

Se você deseja melhorar a classificação do algoritmo, o mais importante é postar de forma consistente e regularmente interagir com o seu público.

2 visualizações
bottom of page