O ano está passando e, com a chegada do segundo semestre de 2023, chegam também novas tendências de marketing digital. Confira as principais!
O ano passa voando! E com a passagem dos meses, chegam novas tendências de marketing digital que guiam os próximos passos de quem atua na área.
Enquanto algumas práticas já se mostravam promissoras e agora ganham ainda mais força, há outras que aparecem nesse cenário como estratégias essenciais para os profissionais da área.
Por isso, quem quer acompanhar os grandes nomes do marketing e aproveitar os resultados das pesquisas desenvolvidas na área não pode ficar de fora dos recursos e estratégias que estão em alta.
Continue a leitura e confira 7 tendências de marketing digital que vão ganhar força no segundo semestre de 2023!
As principais tendências de marketing digital para o segundo semestre
Com cada vez mais recursos para entender o comportamento dos usuários da internet e, consequentemente, dos clientes de diversas empresas, fica muito mais fácil entender quais são os melhores caminhos a seguir ao estruturar uma estratégia.
Assim, observando como anda a área, podemos concluir quais são as principais tendências de marketing digital que estão chegando com força no segundo semestre deste ano. Conheça algumas delas:
Marketing de influência
Atualmente, não há escapatória: ao usar as redes sociais, todo mundo acaba passando pelo perfil de algum influenciador digital.
A grande característica desses perfis é a relação que estabelecem com os seguidores, apostando em estratégias que aumentam o engajamento do público e constroem um vínculo muito forte com as pessoas que os acompanham.
Por isso, essas personalidades são verdadeiras influenciadoras, justamente porque exercem influência sobre aquilo que seus seguidores conhecem e até mesmo sobre aquilo que compram.
Em uma pesquisa conduzida pela Opinion Box a respeito do Instagram, 61% dos usuários entrevistados disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando.
Essa é uma das principais tendências de marketing digital para o segundo semestre de 2023 e promete continuar crescendo.
Experiência do cliente
Outro ponto importante e que vem se desenvolvendo como um dos pilares de uma boa estratégia para o ambiente digital é a experiência do cliente.
Colocar a pessoa atendida no centro da estratégia significa elaborar ações que atendam às suas necessidades e vontades com muito mais eficiência, tornando todo o processo de compra, ou até mesmo o contato com a marca, muito mais positivo.
Isso pode ser aplicado de diversas formas. Desenvolver um site funcional, por exemplo, a partir de princípios de UX Design, oferecer um bom atendimento, criar conteúdos verdadeiramente relevantes para o seu público e aplicar técnicas de SEO que coloquem o conteúdo em destaque são todos pontos importantes.
Conversational marketing
Não é novidade que existem vários tipos de marketing, mas alguns deles surgem com mais destaque no segundo semestre de 2023.
O conversational marketing é exemplo disso e é marcado pelo foco em conversas mais humanizadas e assertivas com o cliente, que ajudam a conduzir sua jornada de compra e também a criar vínculos mais fortes com a marca.
Um exemplo da importância dessa estratégia, que está entre as principais tendências de marketing digital para esse ano, é o crescimento do WhatsApp na vida dos brasileiros e o quanto a ferramenta pode ser aproveitada pelas empresas.
Seja para enviar um fluxo de mensagens elaboradas previamente ou para oferecer um atendimento mais humanizado, a plataforma traz ótimas contribuições para o dia a dia de uma marca e para o seu relacionamento com o cliente.
Webinars de conteúdo educativo
A popularização de redes sociais como o TikTok e o consumo cada vez maior de conteúdos em vídeo também trazem consigo novas tendências de marketing digital para o próximo semestre.
Isso se aplica à produção de conteúdos para essas redes sociais, como no caso das marcas que aproveitam as trends do TikTok e do Instagram para se comunicar com os seguidores, mas também à criação de outros formatos.
Os webinars são um exemplo disso, já que usam as possibilidades do audiovisual para levar informações e materiais educativos aos seus clientes, adequando esse tipo de conteúdo às preferências atuais dos usuários da internet.
Por consistirem em transmissões ao vivo, os webinars também podem ajudar a criar um vínculo com o público, além de criarem um senso de urgência que ajuda a incentivar o seu consumo.
Marketing de conteúdo
Atualmente, não dá para falar de tendências de marketing digital sem falar de uma das estrelas da área: o marketing de conteúdo.
Atrair clientes para a marca e aumentar o tráfego orgânico do seu site continuam sendo objetivos importantes para que uma empresa possa chegar a mais pessoas, uma meta que é cumprida com eficiência através da criação de conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Posts em blogs, publicações nas redes sociais, materiais educativos e mais uma série de formatos são explorados para criar credibilidade para a marca e se colocar diante dos clientes como alguém capaz de solucionar os seus problemas.
E-mail marketing
Desde os primórdios da internet, o e-mail é aquele canal indispensável para qualquer ação do usuário.
Afinal, o endereço de e-mail é solicitado para a criação de contas em qualquer plataforma, além de ser essencial para realizar compras online, o que significa que quem navega ativamente na internet precisa estar nesse canal.
Assim, as estratégias de marketing aproveitam esse recurso como uma forma de entrar em contato com clientes de forma mais direta e assertiva, criando um diálogo mais próximo que pode trazer ótimos resultados.
Em 2023, uma das tendências de marketing digital que ganha força nesse cenário é a automação, que otimiza o envio dos e-mails e também pode ajudar na segmentação das pessoas que receberão as mensagens da empresa.
Uso de inteligência artificial e chatbots
Por fim, não dá pra falar de tendências de 2023 sem mencionar o uso de inteligência artificial e chatbots no marketing digital.
Além da possibilidade de usar chatbots como o ChatGPT no atendimento ao cliente, a tecnologia de machine learning também tem sido utilizada para analisar dados dos usuários, o que pode levar à criação de estratégias mais eficientes e com um direcionamento mais preciso.
Assim, fica muito mais fácil produzir conteúdos relevantes e pensar em caminhos para impactar o público.
Para a revista Forbes, 2023 é o ano da inteligência artificial e, pelo jeito que as coisas andam, não podemos discordar dessa afirmação.
Gostou de conhecer essas tendências? Para mais conteúdos como esse, siga a Agência de Bolso no Instagram e acompanhe as novidades do mundo do marketing!