top of page
Foto do escritorVinicius Gambeta

Diversos países estão proibindo o TikTok de dispositivos de autoridades do governo

O TikTok está, há meses, em negociação com as autoridades dos Estados Unidos para estabelecer um acordo de dados no país, para separar os dados dos usuários dos EUA da China, devido a preocupações de que a empresa possa estar compartilhando informações com o governo chinês. A ByteDance, empresa controladora do TikTok, inclusive admitiu na metade do ano passado que os dados americanos poderiam ser acessados ​​por meio de um canal de backdoor por funcionários na China e que isso já havia acontecido várias vezes.

Entretanto, um possível acordo começou a se tornar distante quando, em janeiro de 2023, surgiram relatos de que a ByteDance estava espionando vários jornalistas americanos através do aplicativo. Isso fez com que a ideia de banir de vez o TikTok voltasse com mais força nos Estados Unidos, mas como essa não é uma questão simples, governos começaram a, como medida preventiva, restringir o uso do app nos dispositivos oficiais.

Então, após a descoberta dos casos envolvendo jornalistas, em janeiro, 19 estados dos EUA bloquearam, pelo menos parcialmente, o acesso ao TikTok em dispositivos governamentais, enquanto representantes do FBI e da FCC insistem no banimento total do aplicativo devido a preocupações contínuas sobre a interferência do governo chinês.

Depois dos EUA, foi a vez da União Europeia começar a se preocupar com a segurança envolvendo o popular aplicativo. Na semana passada, funcionários de TI da UE pediram que funcionários do governo removam o TikTok de seus dispositivos corporativos, bem como os dispositivos pessoais que usam aplicativos corporativos, citando preocupações com a proteção de dados.

Alguns dias depois, o governo do Reino Unido está agora enfrentando pedidos para proibir o uso do TikTok, com os mesmos argumentos de temores de segurança cibernética na China. No entanto, o primeiro-ministro está, no momento, resistindo à pressão para impedir que funcionários parlamentares e parlamentares usem o TikTok, que se tornou cada vez mais popular entre os políticos do Reino Unido.

Na mesma linha, a notícia mais recente vem do Canadá, onde o governo federal está banindo, a partir de hoje, o aplicativo de todos os dispositivos móveis do governo, porque apresenta um “nível inaceitável de risco à privacidade e segurança” e os métodos de coleta de dados da empresa criam vulnerabilidades a ataques cibernéticos. Os usuários desses dispositivos também serão impedidos de baixar o aplicativo no futuro.

O TikTok negou repetidamente que compartilhou ou compartilhará informações com as autoridades chinesas, mas as acusações de que o TikTok pode ser usado como uma forma de spyware o tornam incompatível com quase todas as regiões onde opera. De qualquer forma, essas são só algumas movimentações e muita coisa ainda pode acontecer.

Fontes: Social Media Today 1, 2, The Guardian e National Post

3 visualizações
bottom of page