A empresa anunciou ontem o lançamento do Facebook Shops, uma ferramenta que permite que pequenos empresários montem uma loja online gratuitamente.
Faz tempo que o Facebook está tentando entrar com mais força no e-Commerce, e parece que a atual pandemia foi o “empurrão” que faltava para isso acontecer:
“No momento, muitas pequenas empresas estão enfrentando dificuldades e, com o fechamento de lojas, muitas buscam colocar seus negócios online. Nosso objetivo é tornar as compras perfeitas e capacitar qualquer pessoa, desde um pequeno empresário a uma marca global, a usar nossos aplicativos para se conectar com os clientes. É por isso que estamos lançando o Facebook Shops e investindo em recursos em nossos aplicativos que inspiram as pessoas a comprar e facilitar a compra e a venda online.”
As Lojas parecerão uma página do Facebook ou Instagram, onde os empresários podem listar facilmente seus itens. A partir daí, os clientes podem navegar pela coleção completa, salvar os produtos de seu interesse e fazer um pedido – o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, garantiu que o que você compra não será compartilhado com amigos ou qualquer outra pessoa sem a sua permissão.
Através do Shops será possível entrar em contato com uma loja diretamente pelo WhatsApp, Messenger e Instagram Direct, e no futuro, até fazer compras através desses aplicativos de mensagens.
O Facebook trabalhará com parceiros de compras online, como o Shopify e o Channel Advisor, para ajudar as pessoas a iniciar e desenvolver suas próprias lojas como uma pequena empresa. E não serão cobradas taxas de listagem e nem de venda pelas compras feitas nos sites das empresas, mas as compras feitas de forma nativa nas lojas do Facebook estão sujeitas a uma taxa.
Um recurso que promete ser interessante, que será incorporado no serviço, é a tecnologia de realidade aumentada, para comprar produtos. O cliente poderá virtualmente ver uma prévia de como o produto que lhe interessa ficaria em si ou na sua casa, por exemplo. Também incluirá recursos como compras ao vivo (onde os clientes podem comprar produtos durante o Facebook Live) e programas de fidelidade para lojas que os clientes mais frequentam.
O Facebook Shops foi lançado ontem, mas não informou datas sobre quando cada região e/ou empresa terá acesso. O Instagram Shops será apresentado nesse próximo verão (no hemisfério Norte, nosso inverno), começando pelos EUA.
De acordo com o Facebook, os gerentes de páginas serão avisados, com o tempo, de quando o recurso estará disponível a eles.
Confira o vídeo de anúncio do novo produto (em inglês):
Today we're introducing Facebook Shops, which will make it easy for businesses to set up a single online store on both @facebookapp and @instagram, and soon @messenger and @WhatsApp too pic.twitter.com/bBloRGBFzP — Facebook (@Facebook) May 19, 2020
Anúncio completo aqui: Introducing Facebook Shops: Helping Small Businesses Sell Online
Outras fontes consultadas: Social Media Today e Digital Trends