“Estamos em uma missão para promover privacidade, segurança e vibrações positivas!”
Essa é a descrição da nova conta lançada pelo TikTok, a @tiktoktips que usa os influenciadores populares da plataforma para enviar mensagens sobre segurança e bem-estar do usuário.
Os posts são variados e incluem lembretes, como o de se desligar da rede e ir dormir, ou de passar um tempo ao ar livre; quem sabe ler um livro e até mesmo comer e beber água! Mas também são informativos, sobre como manter a comunidade online mais segura, com instruções de como ativar a conta privada, por exemplo, ou fazer denúncias de assédio e conteúdo inapropriado. Tudo com humor e good vibes, lembrando que essas são questões importantes para manter a diversão.
O foco no bem-estar do usuário faz sentido, principalmente considerando o público mais jovem do aplicativo, e se alinha com o esforço do TikTok em desempenhar um papel mais positivo e fornecer um espaço seguro e livre de julgamento externo.
Claro que isso é um pouco de idealismo quando pensamos em comunicações online, mas o app vem trabalhando para atualizar suas políticas para lidar melhor com essas preocupações e conter quaisquer problemas antes que eles se espalhem. No mês passado o TikTok atualizou as diretrizes da comunidade, revisando suas regras sobre comportamento aceitável no aplicativo.
Claro que a empresa também cometeu erros notáveis no campo da proteção do usuário, mas vários elementos destacam a estratégia em rápida evolução do TikTok, que trabalha para cobrir todas as bases e garantir que atenda às expectativas dos usuários, à medida que continua a se expandir. Além de preocupações mais amplas sobre seus possíveis vínculos com o governo chinês, a TikTok sabe que precisa fornecer uma plataforma segura para evitar possíveis penalidades.
De qualquer forma, o @TikTopTips é um passo positivo, que deve ajudar a fornecer aos usuários dicas e notas úteis sobre como fazer um melhor uso da plataforma. Às vezes, basta um simples lembrete para levar as pessoas a fazer uma pausa mental do fluxo constante das redes sociais.
Fonte: Social Media Today